Questão 52 do Concurso Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo - Marinha (2018)

Para Perrenoud (2002), a formação dos professores é, sem dúvida, uma das que menos levam em conta as observações empíricas metódicas sobre as práticas e sobre o trabalho real dos professores no dia a dia, em sua diversidade e ambiente atuais. Segundo esse autor, parece indispensável criar em cada sistema educacional um “observatório" das práticas e das profissões do ensino, cuja missão seria

  • A facilitar a confecção de um sistema de arquivamento dos principais métodos e técnicas de ensino utilizados, para evitar que sejam repetidos.
  • B proporcionar aos novos professores que ingressam em uma instituição de ensino um rico material de práticas didáticas que podem ser aproveitadas sem necessidade de testá-las em aula.
  • C oferecer uma imagem realista dos problemas que os professores precisam resolver todos os dias, dos dilemas que enfrentam, das decisões que tomam e dos gestos profissionais que realizam.
  • D propiciar a elaboração de modelos de ensino capazes de resolver os problemas que ocorrem todos os dias, para facilitar as decisões mais importantes.
  • E colaborar para a padronização dos gestos profissionais e para a utilização de métodos e técnicas de ensino de uso geral e facilitar a escolha de soluções para os problemas mais corriqueiros.