Universidade Federal do Ceará (UFC) - Psicólogo Saúde Pública e Saúde Mental (2019) Questão 46

Segundo Allan Marlatt, são princípios básicos da Redução de Danos:

  • A Promove acesso a serviços de baixa exigência como uma alternativa para abordagens tradicionais de alta exigência; e surgiu como uma abordagem que parte dos gestores/formuladores de políticas públicas para a população.
  • B É uma alternativa de saúde pública aos modelos moral/ criminal e de doença do uso e da dependência de drogas; e promove acesso a serviços de baixa exigência como uma alternativa para abordagens tradicionais de alta exigência.
  • C Reconhece a abstinência como resultado ideal, mas aceita alternativas que reduzam os danos do uso de substâncias psicoativas; e surgiu como uma abordagem que parte dos gestores/formuladores de políticas públicas para a população.
  • D Entende a espiritualidade e o trabalho religioso como princípios básicos para a superação do uso e dependência de drogas; e reconhece a abstinência como resultado ideal, mas aceita alternativas que reduzam os danos do uso de substâncias psicoativas.
  • E Surgiu principalmente como uma abordagem “de baixo para cima”, baseada na defesa do dependente, em vez de uma política “de cima para baixo”, promovida pelos formuladores de políticas de drogas; e entende a espiritualidade e o trabalho religioso como princípios básicos para a superação do uso e dependência de drogas.

Encontre mais questões

Voltar