Questão 33 do Concurso Prefeitura Municipal de Fortaleza - Professor - História (2021)

O tempo – e suas distintas temporalidades – tem sido apropriado e mobilizado de diferentes maneiras pela ciência histórica. Os usos do passado, apropriados no presente pela História e seu ensino, têm se modificado substancialmente em diferentes sentidos e direções. Diferentes estratégias de pesquisa e ensino têm mobilizado distintos vestígios das experiências temporais como metodologias de estudo e/ou objeto de trabalho.
(CAVALCANTE, Erinaldo. História e História Local: desafios, limites e possibilidades. Revista História hoje, v. 7 nº 13. 2018.)
De acordo com a citação acima, a referência é feita a metodologias utilizadas no ensino de História para uma consciência histórica da nossa realidade. Em relação às novas metodologias, podemos dizer que

  • A mesmo com possibilidades de trabalhos com fontes, o ensino de história continua muito preso ao livro didático que não permite um uso de outros objetos de estudos, como patrimônio cultural.
  • B a nova concepção de tempo permitiu ao professor uma gama de possibilidades de outros objetos de estudo, como História e Literatura, História Local, História e patrimônio.
  • C o uso do passado na leitura do presente só permite ao professor explorar temas políticos e econômicos dentro da realidade de cada comunidade, tendo o livro didático como fonte principal.
  • D mesmo com a abertura para novos objetos de estudo, o livro didático ainda é a fonte mais utilizada pelos professores por conter todos os elementos desses novos objetos de estudo.