Questão 17 do Concurso Prefeitura Municipal de Maravilha - Agrônomo (2021)

Lavouras comerciais de trigo (Triticum aestivum) são importantes na estratégia de rotação de culturas, maximização do uso de máquinas e de controle de infestantes, doenças e pragas agrícolas de uma lavoura, o que possibilita aumento da receita de uma propriedade. O manejo da cultura é de suma importância para o êxito de uma lavoura. No manejo integrado da lavoura do trigo, assinale as alternativas abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso.
( ) Para otimizar seu potencial de rendimento recomenda-se aplicar os redutores de crescimento em cultivares suscetíveis ao acamamento, que deve ser realizado entre a semeadura ao afilhamento.
( ) O controle de infestantes como azevém, aveias e folhas largas deve ser realizado entre o alongamento de colmo e o florescimento.
( ) Para o controle do nanismo amarelo da cevada (VNAC), o agricultor pode utilizar fungicidas a base de triazóis ou estrubilurinas.
( ) Para o controle das giberela (Gibberella zeae) é recomendado a rotação de culturas, tratamento de sementes e fungicida na fase de floração e espigamento.
( ) Percevejos são pragas secundárias e não necessitam de monitoramento nas lavouras.
( ) O período de semeadura do trigo em Santa Catarina varia devido ao mesoclima de cada região, sendo que o agricultor deve utilizar os mapas agroclimáticos para proceder com a melhor época de semeadura em sua região.
A sequência correta de cima para baixo é:

  • A F, F, V, V, F, V.
  • B V, V, F, V, F, V.
  • C F, F, F, V, F, V.
  • D V, V, V, V, F, V.