Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) (FCC - 2019) Questão 7

Olhador de anúncio

            Eis que se aproxima o inverno, pelo menos nas revistas, cheias de anúncios de cobertores, lãs e malhas. O que é o desenvolvimento! Em outros tempos, se o indivíduo sentia frio, passava na loja e adquiria os seus agasalhos. Hoje são os agasalhos que lhe batem à porta, em belas mensagens coloridas. 

            E nunca vêm sós. O cobertor traz consigo uma linda mulher, que se apresenta para se recolher debaixo de sua “nova textura antialérgica”, e a legenda: “Nosso cobertor aquece os corpos de quem já tem o coração quente”. A mulher parece convidar-nos: “Venha também”. Ficamos perturbados. (...)

            Não, a mulher absolutamente não faz parte do cobertor, que é que o senhor estava pensando? Nem adianta telefonar para a loja ou agência de publicidade, pedindo o endereço da moça do cobertor antialérgico. Modelo fotográfico é categoria profissional respeitável, como qualquer outra. Tome juízo, amigo. E leve só o cobertor. 

            São decepções do olhador de anúncios. Em cada anúncio uma sugestão erótica. Identificam-se o produto e o ser humano. A tônica do interesse recai sobre este último? É logo desviada para aquele. Operada a transferência, fecha-se o negócio. O erotismo fica sendo agente de vendas. Pobre Eros! Fizeram-te auxiliar de Mercúrio (*).

            (*) Eros e Mercúrio são, respectivamente, o deus do amor e o deus dos negócios na mitologia clássica.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond. O poder ultrajovem. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 167) 



Há emprego de verbo na voz passiva e adequada articulação entre os tempos e modos verbais na frase:

  • A Sempre ficaria decepcionado aquele consumidor que vier a esperar que uma propaganda só estampasse verdades.
  • B Por mais honestos que pareçam os propósitos de uma propaganda, o consumidor deve acautelar-se para não ser por ela seduzido.
  • C Caso a propaganda não se valesse de artifícios maliciosos, é possível que muitos consumidores não lhes deem tanta atenção.
  • D Não é de se crer que a propaganda venha a se ater exclusivamente às qualidades reais do produto que tivesse anunciado.
  • E Se as qualidades do cobertor fossem proporcionais à beleza da modelo talvez possam valer o preço que estejam cobrando.

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