Questão 54 do Concurso Ministério Público do Estado do Amapá (MPE-AP) - Analista Ministerial - Psicologia - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2021)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmam que mais de 30% dos trabalhadores dos países industrializados sofrem com algum tipo de transtorno mental. No Brasil, esses dados são corroborados pela previdência e assistência social, que revelam a alta incidência de doenças psíquicas entre a população em idade produtiva, representando a terceira maior causa de afastamento do trabalho no país.
Com relação às atividades de prevenção de adoecimento e à melhoria das condições de saúde do trabalhador, assinale a opção correta.

  • A Sendo a saúde um dever do Estado, a atuação nessa área pressupõe organizar os serviços de forma a contar com a participação e o controle social de forma integral.
  • B É preciso reconhecer a subjetividade no trabalho, o significado que os indivíduos atribuem a determinadas situações, o modo como cada um reage a partir da sua história de vida, de seus valores, das suas crenças, das suas experiências e das suas representações sobre a atividade desenvolvida.
  • C Devem-se estabelecer metas de desempenho relacionadas com a necessidade organizacional, pois existe um aspecto subjetivo motivador ao se atribuir nexo causal entre a necessidade organizacional e as atribuições do cargo.
  • D O estabelecimento de protocolo ergonômico de ajustamento físico na interface homem – máquina possibilita fazer cessarem os danos de lesões por esforço repetitivo, sendo esta uma atribuição fundamental da atuação ergonômica conduzida pela psicologia.
  • E A abordagem holística da saúde do trabalho subsidiou as práticas da clínica do trabalho e interação positiva comportamental, sendo estas práticas um referencial de ação para intervenções preventivas grupais.