Questão 29 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Professor - História (2015)

O período que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial presenciou um dos fenômenos político-sociais mais importantes da História Contemporânea: a liquidação dos impérios coloniais constituídos ao longo do século XIX. Emergiram, assim, após uma fase mais ou menos prolongada da dominação europeia, os novos países da Ásia e da África, que passaram a integrar a comunidade internacional das nações independentes.

(CAU, H. S. A construção do estado em Moçambique e as relações com o Brasil. Porto Alegre: Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.)

Em 25 de junho de 1975, após uma guerra de libertação nacional de mais de dez anos, Moçambique conseguiu sua independência de Portugal. São impactos imediatos da independência de Moçambique na África Austral:
  • A O crescimento da presença soviética e o estancamento do processo de industrialização promovido pelas metrópoles coloniais.
  • B O aumento da presença de empresas multinacionais e o avanço do agronegócio nos campos.
  • C A progressiva melhoria das relações entre os novos estados independentes e a África do Sul com a atenuação do regime de Apartheid e a formação da Liga Africana de Nações.
  • D O enfraquecimento dos regimes de supremacia branca e a intervenção norte-americana para implantar governos moderados de maioria africana.