Questão 12 do Concurso (2016)

“As três Guerras Púnicas [entre Roma e Cartago, nos séculos III e II a.C.] constituíram um processo impactante ainda na Antiguidade. [...] Em poucas palavras, as Guerras Púnicas movimentaram grande quantidade de recursos humanos e econômicos, movimentação essa que propiciou muita riqueza, luxo e escravos à elite romana, assim como provocou alastramento da pobreza entre os camponeses devido à destruição de parte da agricultura.”
Fonte: GARRAFONI, Renata. . In: MAGNOLI, D. (Org.). Guerras Púnicas História das guerras. São Paulo: Contexto, 2011. p. 73. (Adaptado)
A respeito das transformações que as Guerras Púnicas provocaram na República Romana, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) Terminadas as Guerras Púnicas, o território sob controle de Roma aumentou ao longo do Mar Mediterrâneo, incluindo as terras da atual Espanha e o litoral do norte da África, antes sob domínio de Cartago.
( ) O comércio no Mar Mediterrâneo entrou em declínio, os patrícios romanos empobreceram e ascenderam politicamente os pequenos e médios proprietários rurais da Península Itálica.
( ) Grande número de escravos, a preço baixo, chegaram aos mercados romanos e consolidouse o latifúndio escravista, gerando a ruína da tradicional sociedade camponesa de Roma.
( ) Pacificamente, o Império substituiu a República, os imperadores passaram a ser venerados como deuses e patrícios e plebeus foram submetidos ao mesmo padrão sócio-econômico.
A sequência correta é

  • A V – F – V – F.
  • B F – F – V – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – F – V.
  • E V – V – V – F.