A actinobacilose bovina é geralmente uma doença esporádica, mas podem ocorrer surtos de extensão limitada em rebanhos, causada por bacilos gram negativos, anaeróbios facultativos. É uma doença que cursa com inflamação piogranulomatosa e é com mais frequência manifestada clinicamente em bovinos com um endurecimento da língua, denominado "língua-de-pau" e lesões potencialmente importantes ocorrem no tubo esofágico e nos linfonodos retrofaríngeos. Ao abate, se lesões com essas características forem encontradas, a conduta seria:
- A Não devem ser condenadas as carcaças que no exame post-mortem demonstrem edema generalizado, visto que o edema não indica doença clinica no animal in vivo.
- B Quando a lesão é extensa, múltipla ou disseminada, de modo a atingir grande parte da carcaça, esta deve ser condenada.
- C Carcaças ou partes de carcaças ou órgãos com abcessos ou lesões supuradas localizadas, após a remoção das partes atingidas serão condenadas sem avaliação.
- D Quando as lesões são localizadas, com complicações secundárias, e o animal se encontra em boas condições de nutrição, a carcaça, órgãos/vísceras podem ser aproveitadas, depois de removidas e condenadas as partes atingidas.