Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Psicólogo (2010) Questão 49

Dentre as técnicas de promoção do desenvolvimento organizacional, a investigação apreciativa vem se mostrando eficaz como estratégia para estimular mudanças criativas. Qual é a especificidade da estratégia de investigação apreciativa em relação a outras estratégias de desenvolvimento organizacional?

  • A A busca das ideias subjacentes, preconceitos e estereótipos que produzem os conflitos disfuncionais no âmbito grupal, ao invés de focar a esfera individual.
  • B A identificação das qualidades e pontos fortes de uma organização que possam servir como ponto de partida para uma melhoria do desempenho, ao invés de localizar as falhas e pontos fracos.
  • C A premissa de que a eficácia organizacional pode ser melhorada quando tratamos dos problemas interpessoais e enfatizamos o envolvimento, mas, ao contrário das outras estratégias do tipo, foca-se na tarefa ou processo, ao invés de focar o resultado.
  • D A ênfase dada na detecção das discrepâncias nas percepções das pessoas em relação às tarefas e gerência no interior de um único grupo de comando, ou seja, no grupo constituído por um executivo e os funcionários que a ele se reportam.
  • E A ausência de estruturação em uma vivência grupal que será avaliada posteriormente, sendo que a orientação que acontece ao longo do processo visa a ensinar por meio da observação e participação, mas não dirige os efeitos de grupo que emergem ao longo da interação.

Encontre mais questões

Voltar