Prefeitura Municipal de Campo Grande - Auditor Fiscal da Receita Federal (2019) Questão 81

O texto a seguir é referência para a próxima questão.


A crise social, econômica e política da Venezuela deixou de ser um problema exclusivo do país caribenho e se tornou um quebra-cabeça para toda a região. As principais potências latino-americanas pressionaram em vão nos últimos anos para obter uma saída para os rumos autoritários de Nicolás Maduro. O problema agora vai além. A migração de venezuelanos, uma enxurrada que supera os 2,3 milhões desde 2014, colocou em xeque os Governos da América Latina, que veem como a chegada maciça desses cidadãos aos seus países pode colapsar as infraestruturas locais e já começa a gerar surtos de xenofobia. Os principais países da região buscam uma resposta coordenada para a crise, que, dão como certo, deverá se agravar depois das últimas medidas econômicas de Nicolás Maduro.

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/25/internacional/1535150766 _438375. html> . Acesso em: 24/8/18.


As formas verbais de um texto, quando obedecidas as regras da norma-padrão vigente, costumam ser flexionadas de acordo com o número (plural ou singular) do sujeito com que se relacionam. Assinale a alternativa CORRETA acerca da relação estabelecida entre sujeito e verbo empregados no texto.

  • A A forma verbal “deixou” deveria ser flexionada no plural para concordar com os substantivos “social, econômica e política” que a antecedem.
  • B A forma verbal “veem” está no plural e concorda com seu sujeito antecedente cujo núcleo é “Governos”.
  • C A forma verbal “tornou” concorda em número com o substantivo composto “quebra-cabeça” que a sucede.
  • D A forma verbal “colocou” fica no singular porque concorda com seu sujeito antecedente “enxurrada”.
  • E A forma verbal “começa” concorda com o sujeito singular posposto “xenofobia”.