Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) - Professor - Técnica de Linguagem de Sinais (2019) Questão 4

As pessoas estão vivendo mais ao redor do mundo. Em 1950, a expectativa de vida média global ao nascer era de apenas 46 anos. Em 2015, cresceu para mais de 71. Em alguns países, o progresso não foi muito suave. Doenças, epidemias e eventos inesperados são um lembrete de que vidas cada vez mais longas não são garantidas. Enquanto isso, as mortes que podem nos deixar mais preocupados – terrorismo, guerra e desastres naturais – compõem menos de 0,5% do total de mortes. Mas em todo o mundo, muitos ainda estão morrendo jovens e de causas evitáveis.

Disponível em:<https://vivabem.uol.com.br/> . Acesso: 21 fev. 2019.


Os recursos que a língua disponibiliza aos seus usuários podem ser empregados de diferentes maneiras. Em se tratando do termo destacado no trecho apresentado, é correto afirmar que ele

  • A introduz argumento que se contrapõe a outro já apresentado. Essa realidade contribui para a apresentação de uma direção argumentativa contrária ao que vinha sendo defendido.
  • B une dois enunciados, fazendo com que a ideia apresentada no segundo enunciado seja somada à apresentada. Essa realidade contribui para que a direção argumentativa seja mantida.
  • C estabelece uma relação entre dois enunciados, fazendo com que a ideia apresentada no primeiro seja concluída a partir do que é dito no segundo enunciado.
  • D une dois enunciados, fazendo com que se perceba que o que é dito no segundo funciona como uma explicação do que foi dito no contexto precedente.