Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Médico cardiologista (2015) Questão 28

Caso clínico referente à questão:

Paciente do sexo feminino, 56 anos, diabética, com história de infarto prévio há 6 anos, procura cardiologista da Unidade Básica de Saúde, com história de que desde o episódio de infarto, vem apresentando quadro de falta de ar aos grandes esforços, com piora progressiva no último, sendo atualmente aos mínimos esforços. Ao exame físico, foram observados (dados positivos): PA: 130/80 mmHg, frequência cardíaca 82 bpm, frequência respiratória 24 incursões por minuto. Apresentava também crepitações finas no terço inferior de ambos os pulmões. No exame cardiovascular, foi observado ictus no sexto espaço intercostal esquerdo, 2,0 cm à esquerda da linha hemiclavicular, impulsivo 2+/4+, sem outras alterações. 



Com base no caso clínico e exame físico do paciente, assinale a alternativa que contém o diagnóstico mais provável atual:
  • A Cardiopatia isquêmica com disfunção diastólica grau III;
  • B Cardiopatia isquêmica com insuficiência cardíaca sistólica e disfunção diastólica com sinais de aumento da pressão de enchimento do ventrículo esquerdo;
  • C Miocardiopatia diabética com sinais de fração de ejeção reduzida e função diastólica preservada;
  • D Miocardiopatia dilatada, de etiologia não esclarecida, estágio B, classificação NYHA (New York Heart Association) II.
  • E Cardiopatia isquêmica com insuficiência cardíaca sistólica e disfunção diastólica com alteração do relaxamento do ventrículo esquerdo.

Encontre mais questões

Voltar