Questão 40 do Concurso Fundação Hemocentro de Brasília - Distrito Federal (Fundação Hemocentro de Brasília - DF) - Odontólogo - IADES (2017)

Paciente adulto compareceu ao consultório, indicado pelo protesista, para retratamento endodôntico do dente 36, que necessitava de coroa protética em razão de uma fratura das cúspides da face vestibular. Ao exame clínico, não havia dor à percussão, nem à palpação; ausência de edemas e periodonto normal. Ao exame radiográfico, observou-se tratamento endodôntico insatisfatório em todos os aspectos.


Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A Nos casos de retratamento endodôntico em que a obturação tem sido realizada com guta-percha e cimento endodôntico, deve-se iniciar a desobturação com calcadores aquecidos, até o terço médio; depois, com auxílio da substância irrigador e limas tipo-k, faz-se a desobturação do restante. A sequência das limas deve ser progressiva.
  • B A técnica de Clark, largamente utilizada em endodontia, tem como princípio que o objeto mais próximo da superfície vestibular parece mover-se em direção oposta ao movimento do cone ou tubo de raios X.
  • C Os cimentos endodônticos atuais, principalmente aqueles ditos resinosos, possuem uma grande capacidade adesiva, evitando assim a percolação da obturação.
  • D A instrumentação rotatória é capaz de reduzir diversos problemas clínicos como degraus, transportes e perfurações em canais curvos como os da raiz mesial do molar inferior. A conicidade única e o tape de 0.06 na região apical evitam as fraturas.
  • E A odontometria é uma das etapas fundamentais do tratamento endodôntico. A utilização de localizadores foraminais proporcionam melhor precisão ao término correto da obturação. As novas gerações de localizadores já corrigiram as limitações dos anteriores, como a impossibilidade de uso em retratamentos.