Questão 61 do Concurso Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia - São Paulo (PauliPrev - SP) - Médico (2018)

Em jornadas com turnos noturnos, os trabalhadores estão sujeitos à exposição de fatores psicossociais que interferem nos processos saúde-doença. Com relação aos efeitos na saúde dos empregados e as principais medidas de intervenção que visam minimizar as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, quanto à saúde e ao bem-estar orgânico e social, é correto afirmar:

  • A uma das recomendações é a definição de jornadas fixas noturnas para permitir que o trabalhador se adapte a este turno, uma vez que o rodízio de turnos é mais prejudicial, pois esta adaptação nunca ocorre.
  • B as situações de risco para acidentes, doenças físicas e transtornos mentais são iguais para os trabalhadores do turno noturno comparado aos demais, pois a demanda de trabalho neste horário é menor.
  • C o gênero tem pouca influência na tolerância ao trabalho em turnos, agindo mais pelas vias biológicas do que por vias sociais.
  • D mais da metade dos trabalhadores de turnos noturnos prefere permanecer neste horário, evidenciando que estas jornadas não causam malefícios à saúde física, psíquica e emocional do trabalhador.
  • E com relação aos ritmos biológicos, propõem-se que o cronotipo do trabalhador seja considerado na escolha do tipo de esquema de trabalho.