Questão 30 do Concurso Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - Agente de Endemias (2020)

A epidemiologia é o estudo da frequência e distribuição dos eventos de saúde e dos seus determinantes nas populações humanas, e a aplicação deste estudo na prevenção e controle dos problemas de saúde. (BRASIL, 2010). Alguns termos são comuns nesta área:
1. Doença emergente 2. Doença reemergente 3. Agente 4. Infecção 5. Infectividade
Leia as definições abaixo apresentadas e assinale a alternativa que contempla o correto relacionamento entre os termos e suas definições.
a. É a entrada, desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo de uma pessoa ou animal. b. É uma doença transmissível previamente conhecida que reaparece como problema de saúde pública após uma etapa de significativo declínio de sua incidência e aparente controle. c. É uma doença transmissível cuja incidência em humanos vem aumentado nos últimos 25 anos do Século XX ou que ameaça aumentar em um futuro próximo. d. É um fator que pode ser um microrganismo, substância química, ou forma de radiação, cuja presença, presença excessiva ou relativa ausência é essencial para a ocorrência da doença. e. É a capacidade do agente infeccioso de poder alojar-se e multiplicar-se dentro de um hospedeiro.

  • A 1-b, 2-c, 3-d, 4-e, 5-a.
  • B 1-c, 2-b, 3-d, 4-e, 5-a.
  • C 1-b, 2-c, 3-d, 4-a, 5-e.
  • D 1-d, 2-a, 3-c, 4-e, 5-b.
  • E 1-c, 2-b, 3-d, 4-a, 5-e.