Questão 49 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo - Área Administrativa (2020)

Cultura organizacional pode ser compreendida como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Segundo Charles Handy (2006), a cultura organizacional está dividida em subculturas. Acerca desse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. Na cultura de pessoas os colaboradores são muito valorizados e existe uma integração maior entre equipes. O indivíduo é ponto principal e a influência é compartilhada.

II. Na cultura de tarefas os processos são engessados e pouco flexíveis. A cada colaborador é delegada uma função de acordo com sua especialização e qualificação. A estrutura é hierárquica (de cima para baixo).

III.Na cultura de poder não importa a especialização do indivíduo. O poder está concentrado nas mãos de uma pessoa e o processo de decisão é dominado por ela.

IV. A cultura de papéis é aquela em que as equipes da empresa são formadas para atingir as metas ou resolver problemas críticos.

Assinale a alternativa correta

  • A Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
  • B As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
  • C Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas a afirmativa I está correta