Questões de Pedagogia da Prefeitura Municipal de Nova Serrana

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Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, no que diz respeito à distribuição da parcela de recursos da complementação, levar-se-á em consideração alguns critérios.
Fazem parte desses critérios:

  • A As notas obtidas pelos estudantes nas avaliações externas.
  • B A localização da unidade escolar
  • C O nível de escolaridade dos docentes.
  • D A vigência de plano estadual ou municipal de educação aprovado por lei.

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB).
De acordo com essa Lei, são princípios sob os quais o ensino será ministrado, exceto:

  • A Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  • B Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
  • C Singularismo de ideias e de concepção pedagógica.
  • D Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

“Um algoritmo é uma sequência finita de procedimentos que permite resolver um determinado problema.” BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/ uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2019.
“Ensinam-se procedimentos acreditando estar-se ensinando conceitos; a realização de um procedimento adequado passa, então, a ser interpretada como o aprendizado do conceito. O exemplo mais evidente dessa abordagem ocorre no ensino das operações: o fato de uma criança saber resolver contas de adição não necessariamente corresponde à compreensão do conceito de adição.” PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’s). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ livro01.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2019

Tendo como base esses fragmentos e considerando o ensino e educação Matemática, com relação ao ensino e à utilização dos procedimentos algorítmicos em determinados eixos temáticos e conteúdos da Matemática, é correto afirmar que o(a)

  • A ensino sistemático de algoritmos por si só possibilita a compreensão e o aprendizado de conceitos, não sendo necessária, com isso, a associação dos procedimentos ensinados a situações contextualizadas.
  • B utilização de algoritmos no processo da resolução de problemas matemáticos sistematiza todos os conceitos e ferramentas utilizados pelo aluno, fornecendo a ele uma evidente compreensão do problema proposto e clara interpretação do resultado final obtido.
  • C utilização de algoritmos na resolução de problemas promove a decomposição de um procedimento complexo em suas partes mais simples, organizando-o e ordenando-o de forma a proporcionar uma melhor interpretação do resultado final obtido.
  • D utilização de algoritmos nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática desenvolve nos alunos a capacidade de resolução simplificada dos problemas, de forma a tornar as soluções mais curtas, objetivas e de fácil compreensão dos conceitos utilizados.

George Polya (1887–1985), em seu livro A arte de resolver problemas, propõe e estabelece as quatro etapas seguintes para a resolução de um problema:
1. Compreensão do problema; 2. Estabelecimento de um plano; 3. Execução do plano; 4. Retrospecto.
Considere uma situação em que o professor indica a seus alunos o seguinte problema:
“Em um quadrilátero ABCD as medidas dos ângulos internos C e D são, respectivamente, 120 graus e 74 graus. Se as bissetrizes dos ângulos internos A e B cortam-se no ponto O, calcule a medida do ângulo AOB.” Apresentado esse problema, o professor deixa à disposição dos alunos vários recursos, como réguas, compassos, transferidores e calculadoras, além de tablets com software de construções geométricas instalado. Um aluno está utilizando um tablet e o programa de construção geométrica Z.U.L. para construir um quadrilátero com as medidas apresentadas, a fim de visualizar, a partir da figura, alguma relação que lhe possibilite encontrar a medida do ângulo desejado.
É correto afirmar que, com base nas etapas propostas por Polya, esse aluno encontra-se na

  • A 1ª etapa.
  • B 2ª etapa.
  • C 3ª etapa.
  • D 4ª etapa.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, fazem parte das ações educativas de combate ao racismo e a discriminações, exceto:

  • A Participação de grupos do Movimento Negro e de grupos culturais negros, sob a coordenação dos professores, na elaboração de projetos político-pedagógicos que contemplem a diversidade étnico-racial.
  • B Valorização da oralidade, da corporeidade e da arte, como a dança, enquanto marcas da cultura de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura.
  • C Mudança do foco etnocêntrico, marcadamente de raiz europeia, para um africano, ignorando as contribuições de outros povos e diminuindo a orientação dos currículos escolares para a diversidade cultural brasileira.
  • D Promoção de condições para professores e alunos pensarem, decidirem e agirem, assumindo responsabilidade por relações étnico-raciais positivas, enfrentando e superando discordâncias, conflitos e contestações, valorizando os contrastes das diferenças.