Questões de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação do Acre

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Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Aristóteles afirma que a virtude é ______.

  • A um estado que está relacionada com o “justo meio”, a mediana entre os vícios por falta e por excesso
  • B um estado quase impossível para uma pessoa comum alcançar, exceto os filósofos
  • C um estado de euforia
  • D a marca de uma pessoa religiosa
A herança da filosofia pré-socrática nos chegou por meio de pequenos e poucos fragmentos, os quais, agora, estão preservados e são de domínio público. A maioria desses filósofos escreveu pelo menos um “livro” (pequenos textos em prosa ou, em alguns casos, poemas), mas nenhuma dessas obras completas sobreviveram. Devido a isso, dependemos de filósofos, historiadores e compiladores posteriores de coleções de sabedoria antiga para citações desconexas (fragmentos) e relatórios sobre suas opiniões (testemunhos). Em alguns casos, essas próprias fontes puderam consultar diretamente as obras dos pré-socráticos. Em muitos outros, a linha é indireta e muitas vezes depende do trabalho de Hípias, Aristóteles, Teofrasto, Simplício e outros filósofos antigos que tiveram acesso direto aos textos. Todas as fontes dos fragmentos e testemunhos fizeram uso seletivo do material disponível para eles, de acordo com seus próprios interesses especiais e variados nos primeiros pensadores. Embora qualquer descrição dos pensadores pré-socráticos deva ser uma reconstrução, não devemos ser excessivamente pessimistas quanto à possibilidade de alcançar uma compreensão historicamente responsável deles.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os fundamentos da filosofia nascente, ou seja, os filósofos pré-socráticos, analise as afirmativas abaixo.
I. Anaximandro identificou o apeiron como a origem de todas as coisas. II. Heráclito rejeita a ideia de um princípio organizador do universo. III. Parmênides distingue entre aparência e realidade. IV. Na teoria atômica de Demócrito, os átomos contêm em si a capacidade de se moverem e por meio da sua combinação por associação ou dissociação é possível a formação dos diversos compostos atômicos que constituem o cosmo e tudo que o que há nele, inclusive o homem. Para Demócrito, o homem pode ser educado, porém essa educação não pode transformar sua natureza, que já está formada pelos átomos.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A II e IV apenas
  • B I e II apenas
  • C I e III apenas
  • D I, III e IV apenas
“Se o sujeito moral é aquele que encontra em sua consciência as normas da conduta virtuosa, submetendo-se apenas ao bem e jamais a poderes externos à consciência, como falar em comportamento ético por dever? Este não seria o poder externo de uma vontade externa (Deus), que nos domina e nos impõe suas leis, forçando-nos a agir em conformidade com regras vindas de fora de nossa consciência? [...]. Um dos filósofos que procurou resolver essa dificuldade foi ______. Para ele, a consciência moral e o sentimento do dever são inatos, são ‘a voz da natureza’ e o ‘dedo de Deus’ em nosso coração. Apesar do pecado do primeiro homem, conservamos em nosso coração vestígios da bondade original e por isso nascemos puros e bons, dotados de generosidade e de benevolência para com os outro”.
(CHAUÍ, 2009).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Aristóteles
  • B Immanuel Kant
  • C Baruch Espinosa
  • D Jean-Jacques Rousseau
Um dos objetivos da filosofia é pensar criticamente sobre se existem boas razões para adotar nossas crenças. Os motivos são considerados “bons motivos” se forem consistentes com a experiência cotidiana e ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
  • A serem parte de um conjunto de crenças religiosas, morais ou políticas sobre as quais um indivíduo se sente profundamente comprometido, influenciando sua vida, desde as tomadas de decisões morais até a expectativa de projetos futuros
  • B serem considerados bons e adotados por, pelo menos, uma cultura, subcultura ou indivíduo. Os argumentos críticos tornam-se mais fortes à medida que são adotados por um maior número de pessoas ou comunidades
  • C buscarem uma compreensão a posteriori, pois como afirmou Hegel a filosofia só alça voo no entardecer, ou seja, ela só se torna prática e pode ser discutida quando as coisas já passaram. É somente nesse momento histórico que se torna possível elaborar um pensamento e construir argumentos que explicam de forma crítica os acontecimentos e forneçam conhecimentos para prever e agir nas futuras situações
  • D oferecerem bases teóricas para a tomada de decisões equilibradas e assertivas, com pretensões universais por meio de argumentos e referências respeitadas pelos estudos acadêmicos (Argumentum ad Verecundiam). Deve ser desenvolvido, pois é uma habilidade fundamental na formação de cidadãos mais conscientes, oferecendo suporte para a tomada de decisões
Entre a antiguidade e a modernidade está Tomás de Aquino (1225-1274). Foi uma das maiores figuras intelectuais da Europa do século XIII nas duas ciências proeminentes da época: filosofia e teologia. Ele sintetiza o “método escolástico” das universidades recém-fundadas. Como Dante ou Michelangelo, Tomás de Aquino se inspira na antiguidade e constrói algo inteiramente novo. Do ponto de vista teológico, Aquino é considerado como o ápice da tradição cristã que remonta a Agostinho e à Igreja primitiva. Do ponto de vista da filosofia ele é uma figura fundamental do pensamento moderno. Seus esforços por uma reformulação na apresentação da doutrina remodelaram a filosofia ocidental e provocaram inúmeras elaborações e disputas entre os filósofos medievais e os modernos posteriores. Levando em consideração o texto acima e os conhecimentos sobre a filosofia de Santo Tomás de Aquino, analise as afirmativas abaixo.
I. O pensamento de Aquino é profundamente influenciado por Aristóteles. II. O argumento cosmológico de Aquino raciocina por causalidade, indo da existência do universo ou cosmos para a existência de Deus. III. Os “Cinco Caminhos” de Aquino incluem o argumento do movimento. IV. Tomás de Aquino desenvolveu o que hoje é conhecido como teoria do direito positivo.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A II e IV apenas
  • B I, II e III apenas
  • C I e II apenas
  • D II e III apenas