Questões de Pedagogia da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras

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De acordo com a Lei 9394/1996, uma das incumbências dos professores é

  • A definir a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
  • B executar políticas educacionais em consonância com as diretrizes da secretaria de educação.
  • C estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
  • D responsabilizar-se pela articulação da escola com as famílias e a comunidade.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que os sistemas municipais de ensino compreendem, entre outras, as instituições

  • A de ensino fundamental e médio existentes no município.
  • B de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
  • C de educação superior criadas e mantidas pelo município.
  • D normativas de educação, cultura e desportos.

Obedecendo à legislação vigente no Estado do Pará, os certificados escolares devem ser registrados na escola com observância da seguinte norma:

  • A cada registro de aluno na escola poderá ter um ou mais números, de acordo com as séries e matérias cursadas com aproveitamento.
  • B no verso do certificado ou diploma devem constar nome, dados pessoais e endereço dos responsáveis pelo aluno, além da assinatura do coordenador pedagógico.
  • C do livro de registros devem constar as assinaturas do secretário escolar, do aluno concluinte e seu responsável principal.
  • D a escola deverá possuir livro de registro por cursos com folhas numeradas e rubricadas pelo diretor, contendo os dados essenciais extraídos do certificado ou diploma.

O pedagogo é um profissional qualificado para atuar não só no sistema de educação escolar, mas também em espaços não-escolares. Na área da Assistência Social suas ações têm como objetivo

  • A compreender, cuidar e educar crianças, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social.
  • B fortalecer o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
  • C promover a melhoria das situações de vulnerabilidades e das diferenças sociais nos mais diferentes campos.
  • D relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos e de informação e comunicação.

A educação assume concepções e abordagens que atendem a determinada visão de homem e de sociedade em dado momento histórico. Entre elas está a abordagem funcionalista, que

  • A cria condições para a atualização e o uso pleno das potencialidades pessoais em direção ao autoconhecimento e à autorrealização pessoal.
  • B enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização.
  • C aborda as implicações do fato de a sociedade ser composta de grupos em conflito, com diferentes graus de poder.
  • D iguala o processo educacional à ação de uma geração "madura" sobre uma geração imatura para a vida social.