Questões de Educação Física da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras

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É fundamental que o docente da educação física conheça as fases do desenvolvimento motor humano para que possa planejar e desenvolver sua atividade docente de forma adequada. Tendo como base a literatura científica sobre desenvolvimento motor, pode-se afirmar que

  • A a fase motora especializada é composta por três estágios: transitório, de aplicação e de utilização permanente.
  • B a fase motora fundamental é composta por três estágios: inicial, de pré-controle e de inibição dos reflexos.
  • C a fase motora especializada é composta por três estágios: inicial, elementar e maduro.
  • D a fase motora fundamental é composta por três estágios: de codificação, pré-controle e de aplicação.

A cultura corporal se apresenta na educação física escolar por meio de alguns conteúdos social e politicamente reconhecidos, dentre os quais pode-se destacar o esporte. A literatura especializada sobre esporte e educação física destaca a multiplicidade de conceituação deste fenômeno social, dentre as quais destaca-se o esporte participação (ludicidade/lazer), o esporte educação (ensino/formação) e o esporte de rendimento (performance atlética). Com base na literatura, pode-se afirmar que o esporte educação se caracteriza por

  • A ser um meio para a formação saudável do cidadão, preocupando-se com a participação social e comunitária, privilegiando práticas esportivas prazerosas e socialmente relevantes.
  • B ser um meio de formação atlética, preocupando-se com o desempenho e o treinamento, privilegiando práticas esportivas olímpicas.
  • C ser um meio para o processo educativo, preocupando-se com a socialização, a capacidade de trabalhar em grupo e o respeito às individualidades, privilegiando práticas esportivas democráticas e coeducativas.
  • D ser um meio de educação inclusiva, preocupando-se com a ampla participação dos alunos, privilegiando práticas esportivas adaptadas e esporte paralímpico.

A historiografia da educação física escolar registra várias tendências e abordagens pedagógicas, todas elas marcadas pelas demandas científicas sociais e políticas do seu tempo. Dentre essas tendências, pode-se identificar uma que apresenta forte caráter eugênico, defesa da ideia de saúde utilitarista e um acentuado caráter médico, chamada de

  • A higienista.
  • B militarista.
  • C pedagogicista.
  • D esportivista.

O Ministério da Educação brasileiro defende que a inclusão dos alunos deve ser realizada de forma ampla, possibilitando àqueles que apresentam deficiências, altas habilidades, superdotação e transtornos do desenvolvimento uma educação de qualidade. Essa orientação é corroborada pela literatura científica sobre educação física inclusiva. É correto afirmar que nas aulas de educação física

  • A devem ser desenvolvidas atividades adaptadas para turmas especiais.
  • B devem ser propostos somente esportes paralímpicos.
  • C devem ser propostos exercícios terapêuticos.
  • D devem ser desenvolvidas atividades que contemplem as múltiplas possibilidades dos diferentes alunos.

Considerando-se sua relação com a sociedade, a educação física vem se debruçando sobre várias temáticas relevantes, dentre as quais pode-se destacar sua interface com o lazer. Com base na literatura voltada para o campo do lazer e a educação física, pode-se afirmar que lazer é um conjunto de atividades

  • A nas quais o indivíduo integra-se unicamente mediante interesses coletivos.
  • B nas quais o indivíduo integra-se de livre vontade.
  • C nas quais o indivíduo integra-se visando a melhorias orgânicas.
  • D escolhidas pelo professor nas quais o indivíduo integra-se.