Questões de Pedagogia da Prefeitura Municipal de Nova Serrana

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A política de interação família-escola deve estar alinhada com os seguintes objetivos, exceto:

  • A Garantir aos alunos o direito à educação de qualidade e a salvo de toda forma de negligência e discriminação.
  • B Conhecer as condições reais das famílias – simbólicas e materiais – e apoiá-las judicialmente quando não houver possibilidade de manter a frequência escolar dos filhos.
  • C Promover ensino de qualidade, compreendendo e incluindo o contexto familiar e social do aluno no processo educativo.
  • D Conhecer as situações das famílias dos alunos, buscando envolvê-las, na medida de suas possibilidades, na educação escolar dos filhos.

Ivonir Rodrigues Ayres e Marlene Rosa Cainelli, tratando do uso de fontes imagéticas em Produção Didático-Pedagógica para ensino de História em EJA, concluíram ser fundamental fortalecer o uso dessas fontes porque

  • A a experiência desenvolvida revelou que grande parte de estudantes, sobretudo os adultos, demonstravam desconhecimento de imagens, mesmo quando famosas.
  • B as imagens contribuem para que estudantes de EJA possam, por meio da visualização, absorver o conhecimento histórico pelo pensamento concreto.
  • C o uso de fontes visuais para EJA prioriza imagens consagradas no ensino de História, que foram produzidas especificamente para fins didáticos.
  • D os estudantes de EJA se sentem mais à vontade em utilizar imagens do que fontes gráficas, compostas, na maioria das vezes, de longos textos escritos.

Segundo o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sobre o Ensino Fundamental é incorreto afirmar:

  • A É obrigatório e tem duração de nove anos, iniciando-se aos seis anos de idade.
  • B É presencial, admitindo-se o ensino à distância como complementação da aprendizagem ou em situações de emergência.
  • C Abrange o Ensino Religioso, de matrícula obrigatória, que integra a formação básica do cidadão, constituindo disciplina dos horários normais das escolas públicas.
  • D Possui jornada escolar que inclui, pelo menos, quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, devendo ser progressivamente ampliado o período de permanência na escola.

De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e as alterações, oferecer a educação infantil em creches, pré-escolas e, com prioridade, no Ensino Fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e ao desenvolvimento do ensino, é uma incumbência dos(da)

  • A União.
  • B estados.
  • C municípios.
  • D estabelecimentos de ensino.

Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, no que diz respeito à distribuição da parcela de recursos da complementação, levar-se-á em consideração alguns critérios.
Fazem parte desses critérios:

  • A As notas obtidas pelos estudantes nas avaliações externas.
  • B A localização da unidade escolar
  • C O nível de escolaridade dos docentes.
  • D A vigência de plano estadual ou municipal de educação aprovado por lei.