Questões de Direito Urbanístico da Prefeitura Municipal de Ilhabela

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Em relação ao estudo de impacto de vizinhança (EIV) previsto no Estatuto das Cidades, é correto afirmar:

  • A É obrigatória a sua apresentação para empreendimentos imobiliários com previsão de residentes acima de 1 500 pessoas.
  • B Nos grandes centros urbanos, em cidades costeiras e naquelas que fazem fronteira com outros países, a apresentação do EIV para empreendimentos rodoviários é obrigatória.
  • C A Lei citada prevê que 2% do valor da obra ou atividade sujeita ao EIV sejam separados para mitigar possíveis efeitos negativos.
  • D Lei municipal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana, que dependerão de elaboração do estudo de impacto de vizinhança (EIV).
  • E Nos casos em que o órgão ambiental (estadual ou municipal) exija a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a construção ou ampliação de vias urbanas, o EIV pode, mediante análise, substituir o EIA.
Para evitar desapropriações e facilitar a implantação de infraestrutura em áreas cuja urbanização não se ateve à configuração topográfica do terreno, um município brasileiro negocia com proprietários de uma faixa de fundo de vale, para utilizar o subsolo, nessa faixa, para implantação de redes enterradas de infraestrutura de saneamento básico. Existe um instrumento previsto no Estatuto da Cidade pelo qual esses proprietários concederiam, por tempo indeterminado, o direito de uso do subsolo dessa faixa, por escritura pública registrada no cartório de registro de imóveis. Tal instrumento é denominado
  • A direito de superfície.
  • B direito de preempção.
  • C transferência do direito de construir.
  • D outorga gratuita do direito de construir
  • E outorga onerosa do direito de construir.

A Lei Federal n° 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, considera como transporte público coletivo intermunicipal de carácter urbano:

  • A serviços de transporte coletivo realizados entre municípios de diferentes estados que não tenham contiguidade nos seus perímetros urbanos.
  • B serviços de transporte coletivo realizados dentro do perímetro do município, com conexão aos municípios da microrregião.
  • C serviços de transporte de passageiros e cargas realizados entre municípios de diferentes estados com conexão aos municípios da microrregião.
  • D serviços de transporte público coletivo entre municípios que tenham contiguidade nos seus perímetros urbanos.
  • E serviço de transporte público e de cargas realizados entre municípios de estados limítrofes.

Considera(m)-se infraestrutura(s) de mobilidade urbana:

  • A o conjunto de leis, decretos e resoluções federal, estadual e municipais que definem a base legal dos direitos e responsabilidades do poder público e do operador dos serviços na prestação dos serviços.
  • B o conjunto de serviços de transporte que conectam os municípios entre si, como serviços rodoviários regulares e fretados de ônibus, hidrovias e ferrovias.
  • C o conjunto de serviços de transporte classificados em relação à natureza pública ou privada destes.
  • D agências reguladoras e da concessão dos serviços.
  • E o conjunto de equipamentos e instalações, instrumentos de controle, fiscalização e arrecadação de taxas e tarifas e difusão de informações.

A Lei Federal n° 12.587/2012 define que a Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada, entre outras, pela seguinte diretriz:

  • A assegurar que o transporte público seja um direito do cidadão e um dever do Estado.
  • B assegurar base legal para a expansão da rede de transporte de massa por meio de Parcerias Público- Privadas (PPPs) e concessões públicas para o sistema integrado de baixa capacidade.
  • C priorizar os modos de transporte não motorizados sobre os motorizados.
  • D estimular o uso de aplicativos de mobilidade como forma de assegurar a integração intermodal.
  • E assegurar equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros.