Questões de Governança de TI

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De acordo com a ITIL v4, a atividade da cadeia de valor na qual NÃO há envolvimento da central de serviços é:

  • A engajar;
  • B planejar;
  • C melhorar;
  • D obter/construir;
  • E desenho e transição.

No modelo ITIL v.4, a cadeia de valor de serviço é definida como:

  • A atividades interconectadas que uma organização realiza para entregar um produto ou um serviço valioso a seus consumidores e para facilitar a realização de valor.
  • B recomendações para uma organização gerar valor independentemente de mudanças em seus objetivos, suas estratégias, seu tipo de trabalho ou sua estrutura de gestão.
  • C recursos organizacionais projetados para realizar trabalho ou cumprir um objetivo, no apoio da transformação da demanda em resultados.
  • D regras para garantir que as interações de entrada e saída com partes externas sejam realizadas através das atividades de obtenção/construção.

A Instrução Normativa nº 2, de 12 de setembro de 2018, tem como objetivo orientar, uniformizar e estabelecer critérios e procedimentos gerais relativos à jornada de trabalho, ao controle da compatibilidade de horários na acumulação remunerada de cargos, empregos e funções, à instituição do banco de horas e ao sobreaviso aplicáveis aos servidores públicos em exercício nos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Considerando o conteúdo da referida Instrução Normativa, julgue cada afirmação como Verdadeira (V) ou Falsa (F):

(  ) Jornada de trabalho: será de no mínimo 6 (seis) e de no máximo 8 (oito) horas diárias, até o limite de 40 (quarenta) horas semanais, ressalvadas as jornadas previstas em legislação específica.
( ) Intervalo para refeição: os horários de início e término do intervalo para refeição serão fixados pela chefia imediata, respeitados os limites mínimo de 1 (uma) hora e máximo de 3 (três) horas.
( ) Controle de frequência: o registro de frequência é pessoal e intransferível, devendo ser realizado apenas no início e término da jornada diária.
( ) Compensação de horário: as saídas antecipadas e os atrasos deverão ser comunicados antecipadamente à chefia imediata e poderão ser compensados no controle eletrônico de frequência até o término do mês subsequente ao da sua ocorrência.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta das afirmações:

  • A V, F, F, V.
  • B F, V, V, V.
  • C V, V, F, V.
  • D V, F, F, F.

A respeito de gerenciamento de risco nas contratações de TI, julgue o item que se segue.


A matriz de riscos é cláusula contratual que tem por objetivo atribuir responsabilidades às partes pelos riscos relacionados a eventos supervenientes à contratação, enquanto o mapa de gerenciamento de riscos é um instrumento de registro e comunicação da atividade de gerenciamento de riscos ao longo de todas as fases de contratação. 

  • Certo
  • Errado

Em relação a estratégias genéricas, planejamento tático, planejamento operacional, balanced scorecard e processo decisório, julgue o próximo item.


De acordo com a metodologia balanced scorecard, os processos críticos da organização devem ser classificados na perspectiva do cliente, com vistas ao alcance da satisfação e fidelização da clientela.

  • Certo
  • Errado