Questões de Marketing do Banestes Seguros S.A

Limpar Busca

Uma empresa de capital aberto tem como um de seus públicos mais relevantes os acionistas e investidores.


O assessor de comunicação, ao elaborar um planejamento para se relacionar com esse público, deve buscar informações específicas com o setor de:

  • A DRM;
  • B Gerência de Marketing;
  • C Controladoria financeira;
  • D Auditoria e Compliance;
  • E Planejamento estratégico.

A pesquisa de marketing de um banco revelou que é necessário realizar, para um público-alvo de clientes, uma campanha de vendas que tenha uma alta taxa de conversão, mesmo que os custos por contato sejam mais altos do que os das estratégias anteriores.


A ferramenta de comunicação de marketing mais adequada para esse objetivo é/são:

  • A a venda pessoal;
  • B a promoção de vendas;
  • C as relações públicas;
  • D a propaganda comercial;
  • E a assessoria de imprensa.

A agência de um banco está situada em uma comunidade carente. A área de comunicação mantém um contato regular com a comunidade, realizando diversas ações institucionais, com viés social.


O objetivo principal dessa atividade junto a esse público é obter:

  • A prestígio e reputação;
  • B mídia espontânea;
  • C consciência social;
  • D venda de serviços;
  • E apoio operacional.

A ferramenta de marketing que fornece mais subsídios para os profissionais de comunicação ajustarem suas estratégias e ações, visando à lealdade dos clientes, quando há um grande volume de informações, é o(a):

  • A CRM;
  • B pesquisa qualitativa;
  • C pesquisa quantitativa;
  • D ombudsman;
  • E mala direta.

Um banco tem entre seus clientes diversos segmentos heterogêneos, que dificultam a comunicação para um público amplo e tornam necessária a realização de diversos ajustes em produtos e serviços. Dessa forma, o custo para captação de clientes é mais alto do que o dos concorrentes.


A direção do banco implementou um plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

  • A a aquisição de clientes;
  • B a perda de clientes;
  • C o uso de serviços;
  • D o número de reclamações;
  • E o ticket médio.