Questões de Engenharia de Software da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte

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No desenvolvimento orientado a objetos, uma das metodologias usadas na modelagem e projeto de sistemas de informação,

  • A os métodos de desenvolvimento concentram-se, principalmente, em formatar processos, ou ações, que capturam, armazenam, manipulam e distribuem dados.
  • B o diagrama de contexto é a principal ferramenta para representar o projeto do software.
  • C o sistema é visto como um conjunto de objetos que combinam processos e dados.
  • D o diagrama de fluxo de informações é a principal ferramenta na fase de análise do sistema, para mostrar a interação entre os objetos.
  • E grupos de objetos são reunidos na forma de componentes de software para funções comuns e combinados para criar aplicações comerciais de grande escala.

Metodologias estruturadas podem ser utilizadas para documentar, analisar e projetar sistemas de informação. Quando se utiliza essas metodologias, a ferramenta primária para representar os processos componentes de um sistema e as interfaces entre eles é o Diagrama de

  • A Interação.
  • B Caso de Uso.
  • C Fluxo de Dados.
  • D Colaboração.
  • E Componentes.
Há diversos métodos que podem ser utilizados na construção de sistemas de informação. Sobre eles, analise:

I. O desenvolvimento é feito em estágios formais, que devem evoluir em sequência e ter resultados definidos. Cada um precisa ser formalmente aprovado antes que o próximo se inicie. É indicado para grandes projetos que exijam especificações formais e rígido controle administrativo sobre cada estágio do desenvolvimento.

II. Consiste em desenvolver um sistema experimental de maneira rápida e barata para que os usuários finais interajam com ele e o avaliem. Esse sistema é refinado e aperfeiçoado até que os usuários sintam que ele atende às suas necessidades, podendo ser usado como modelo para criar o sistema final.

Os itens I e II referem-se, respectivamente,
  • A ao Ciclo de Vida de Sistema Tradicional e à Prototipagem.
  • B ao Modelo Espiral e ao Modelo em Cascata.
  • C ao Modelo V e ao Modelo de Entrega por Estágios.
  • D aos Modelos Prescritivos e aos Modelos Ágeis.
  • E ao Modelo Orientado a Cronograma e ao Modelo Orientado a Teste.

A especificação UML 2.5 define dois tipos principais de diagramas UML: structure diagrams e behavior diagrams. Behavior diagrams mostram o comportamento dinâmico dos objetos em um sistema, que pode ser descrito como uma série de mudanças no sistema no decorrer do tempo. São exemplos de Behavior diagrams os diagramas de

  • A Comunicação, Fluxo de Informação e Objeto.
  • B Comunicação, Deployment e Máquina de Estado.
  • C Temporização, Componente e Atividade.
  • D Sequência, Caso de Uso e Atividade.
  • E Classe, Atividade e Sequência.
Com relação aos tipos de testes de software, considere:

I. Testes baseados em requisitos são uma abordagem sistemática para projeto de casos de teste em que se considera cada requisito e deriva-se um conjunto de testes para eles. São mais uma validação do que um teste de defeitos.

II. Testes de release são feitos pela própria equipe de desenvolvimento e devem centrar-se na descoberta de bugs no sistema, nos quais os casos de teste são projetados para expor os defeitos.

III. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais se testa objetos e métodos específicos; testes de componentes, em que se testa diversos grupos de objetos; e testes de sistema, nos quais se testa sistemas parciais ou completos.

IV. Teste beta é um tipo de teste de usuário em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para testar o software no local do desenvolvedor.

Está correto o que se afirma APENAS em
  • A I e III.
  • B II e IV.
  • C I e II.
  • D III e IV.
  • E I, II e III.