Questões de Governança de TI da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

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Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de práticas detalhadas para gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI). Esse conjunto de práticas divide o ciclo de vida de um serviço em cinco partes principais: estratégia de serviço; desenho de serviço; transição de serviço; operação de serviço; e melhoria contínua de serviço. Entre essas cinco divisões, qual é a responsável por definir como os serviços de TI irão entregar valor para o negócio?

  • A Transição de serviço
  • B Desenho de serviço
  • C Estratégia de serviço
  • D Operação de serviço
  • E Melhoria contínua de serviço

O conjunto de práticas Information Technology Infrastructure Library (ITIL) está documentado em um conjunto principal de cinco livros, cada um dos quais corresponde a uma das divisões do ciclo de vida de um serviço. Acerca desses livros, é correto afirmar que o (a)

  • A Desenho de Serviço cobre princípios e métodos para pensar em objetivos estratégicos e convertê-los em portfólios de serviço.
  • B Transição de Serviço provê um guia de como gerenciar a complexidade relacionada a mudanças em serviços, prevenindo consequências não desejadas ao impedir inovações.
  • C Operação de Serviço tem como foco principal a implementação do serviço.
  • D Escopo do Desenho de Serviço está limitado a novos serviços, sendo que mudanças em serviços existentes são cobertos por operação de serviços.
  • E Operação de Serviço provê um guia de como manter a estabilidade do serviço em operação.

Um dos processos dentro do ciclo de desenho de serviço é responsável por prover um ponto de foco e gerenciamento para os problemas relacionados a performance. Esse processo é gerenciamento

  • A da capacidade.
  • B do nível de serviço.
  • C do serviço de catálogo.
  • D da disponibilidade.
  • E de continuidade.

A central de serviços (service desk) é uma parte importante na organização de um departamento de tecnologia da informação (TI), integrando o ciclo de operação de serviços. Acerca dessa central, é correto afirmar que ela

  • A é responsável pelas atividades operacionais diárias necessárias para gerenciar a infraestrutura de TI.
  • B provê habilidades técnicas detalhadas e recursos necessários para auxiliar as operações em curso da infraestrutura de TI.
  • C coleta informações sobre todos os sistemas, criando relatórios sobre suas performances.
  • D é o primeiro ponto de contato para usuários quando existe um problema no serviço.
  • E é responsável por gerenciar as aplicações ao longo de seus ciclos de vida.

A Instrução Normativa MP/SLTI nº 4/2014, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, dispõe sobre o processo de contratação de soluções de tecnologia da informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Poder Executivo federal. Essa instrução normativa define que

  • A funcionários de uma empresa contratada estabelecem vínculo de subordinação com a contratante.
  • B a contratada que provê a solução de tecnologia da informação poderá ser a mesma que a avalia, quando a avaliação da referida solução for objeto de contratação.
  • C um único contrato pode contratar mais de uma solução de tecnologia da informação.
  • D é vedado adotar a métrica homem-hora ou equivalente para aferição de esforço.
  • E custos com transporte ou hospedagem são de responsabilidade da empresa contratante.