Questões de Redação Oficial do Fomento Paraná

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Quanto ao uso, objetivos e propósitos da carta comercial, assinale a alternativa correta.

  • A As cartas comerciais tratam especialmente de negócios, porém uma gama bastante variada de outros assuntos pode ser abordada por correspondências com o formato de carta comercial. Assim, existe: carta de cumprimentos, pêsames, emprego, apresentação, recomendação, autorização, informações, carta-convite etc.
  • B As cartas comerciais têm por objetivo estrito a comunicação empresarial, por isso devem conter características fixas que as mantenham diferenciadas de qualquer outro tipo de correspondência, além de limitarem os assuntos a serem veiculados apenas a questões relacionadas aos negócios.
  • C Com a chegada do e-mail, o gênero carta comercial desapareceu, deixando de ser utilizada, pois na era digital não se valoriza mais a comunicação escrita em papel, o que torna deselegante e inoportuno o envio de correspondências via correio.
  • D As cartas comerciais foram substituídas pelos e-mails, que são mais confiáveis por chegarem mais rápido às mãos dos destinatários e explicitarem com maior eficiência o propósito comunicativo. Além disso, revelam nível mais elevado de comunicação e a certeza de que chegarão ao destinatário e serão lidos.
  • E As cartas comerciais devem ser de uso exclusivo de empresas, portanto, pessoas físicas não podem utilizá-las para tratar de qualquer assunto, mesmo que seja relacionado a negócios como comprar, vender produtos, reclamar mercadorias, fazer solicitações a empresas, bancos ou propor outras negociações.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Em relação à estrutura da carta comercial, considere as afirmativas a seguir.

I. A carta comercial pode ser escrita em papel A4 (tamanho ofício), A5 (in-octavo) ou no tamanho que a empresa houver por bem adotar. Pode ser digitada com espaço 1 ou 1,5, conforme a extensão do texto e do papel. Quanto à sua estrutura e organização, deverá compor-se basicamente das seguintes partes: timbre; índice e número; localidade e data; referência ou ementa; invocação; texto: exposição, apelo, impulso; cumprimento final; assinatura; anexos; iniciais.

II. A pessoa gramatical do emissor, primeira pessoa do singular (eu) ou do plural (nós), na redação de uma carta comercial, não é questão de certo ou errado, depende da posição assumida pelo emissor. Se quem assina assume pessoalmente o teor da carta, poderá escrever comunico, informo, solicito etc. Mas se o emissor fala em nome de uma empresa, por um conjunto de pessoas, deverá dizer comunicamos, informamos, solicitamos etc.

III. Em relação à pontuação formal de uma carta comercial, podem ocorrer três tipos diferentes de pontuação: pontuação aberta – as cartas dispensam todos os sinais de pontuação, que podem ser omitidos, especialmente, os que delimitam as partes pré-textuais e pós-textuais; pontuação fechada – os sinais de pontuação são utilizados para marcar o final de todos os elementos da carta; pontuação mista – alguns elementos pré-textuais e pós-textuais são pontuados, outros não.

IV. As cartas comerciais mantêm a mesma estrutura de qualquer outra correspondência, portanto, ao redigi-la, o produtor não precisa preocupar-se com informações prévias, como quem será o responsável pela mensagem, a quem se destina, qual mensagem se pretende transmitir ou quais informações são necessárias para se ter segurança no assunto.

Assinale a alternativa correta.

  • A Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.