Prova da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Assistente Administrativo - COPESE (2019) - Questões Comentadas

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De acordo com a leitura e interpretação do texto I, é possível afirmar que:

  • A O indivíduo que se julga superior a outras pessoas é portador de uma síndrome da ignorância que o torna ilusoriamente superior.
  • B O indivíduo que acredita que suas habilidades são acima da média e que são superiores a outras pessoas pode ser portador de um distúrbio cognitivo.
  • C O indivíduo portador da síndrome da ignorância ilusória é objeto de estudo de todas as gerações de pensadores das humanidades.
  • D O indivíduo que é convencido e pouco disposto a crescer coletivamente é, na verdade, o objeto de estudo da síndrome da superioridade ilusória.
  • E O indivíduo que não entende o que está falando, mas se julga tão experiente quanto um especialista de uma área, é portador da síndrome da superioridade ilusória.

Conforme as informações contidas no texto I, pode-se afirmar que:

  • A O efeito Dunning-Kruger é um conceito ilusório.
  • B Dunning e Kruger foram responsáveis por desenvolver uma explicação que justifica a superioridade de inteligentes sobre ignorantes.
  • C O comportamento de superioridade está atrelado quase sempre a uma necessidade fisiológica não satisfeita no indivíduo.
  • D Os portadores da síndrome da superioridade ilusória creem em habilidades muito mais altas do que as pessoas que os rodeiam realmente possuem.
  • E Aprender a reconhecer nossas limitações pode auxiliar no processo de crescer coletivamente, contando com a colaboração dos demais sujeitos.

De acordo com o texto I, analise as afirmações e, em seguida, assinale a opção CORRETA

I. O texto “Síndrome da superioridade ilusória: quando a ignorância se disfarça de conhecimento” é um caso típico de intertextualidade, pois apresenta relação com outros textos, como demonstra a fonte citada ao final do texto;

II. O texto I “Síndrome da superioridade ilusória: quando a ignorância se disfarça de conhecimento” é um exemplo do gênero notícia, predominando em sua construção a tipologia textual narrativa, pois se trata de um texto participante de um gênero jornalístico informativo;

III. Apesar de não serem predominantes, as tipologias textuais descritiva e apelativa podem ser encontradas na composição do texto I “Síndrome da superioridade ilusória: quando a ignorância se disfarça de conhecimento”.

  • A Apenas a opção I está correta.
  • B Apenas a opção II está correta.
  • C Apenas a opção III está correta.
  • D Apenas as opções I e II estão corretas.
  • E Apenas as opções II e III estão corretas.

O trecho “A superioridade é um conceito indescritível, estamos todos juntos na jornada da vida e, independentemente do nível de instrução, salário ou educação, sempre podemos aprender com qualquer pessoa, mesmo a que consideramos ‘inferior’” (linhas 29 a 31), quando reescrito, tem sentido alterado em:

  • A A superioridade é um conceito indescritível, pois estamos todos juntos na jornada da vida e sempre podemos aprender com qualquer pessoa, mesmo a que consideramos “inferior”, independentemente do nível de instrução, salário ou educação.
  • B Independentemente do nível de instrução, salário ou educação, podemos sempre aprender com qualquer pessoa, ainda aquela que consideramos inferior, uma vez que a superioridade é um conceito indescritível e estamos todos juntos na jornada da vida.
  • C Independentemente do nível de instrução, salário ou educação, podemos aprender com qualquer pessoa sempre, mesmo aquela que consideramos inferior. A superioridade é um conceito indescritível e estamos todos juntos na jornada da vida.
  • D A superioridade é um conceito indescritível e estamos todos juntos na jornada da vida. Sempre podemos aprender com qualquer pessoa, mesmo a que consideramos inferior, e isso independe do nível de instrução, salário ou educação.
  • E Estamos todos juntos na jornada da vida e, independentemente do nível de instrução, salário ou educação, podemos aprender sempre com qualquer pessoa, ainda a que consideramos inferior, mesmo que a superioridade seja um conceito indescritível.

A respeito da oração “A ignorância humana é o objeto de estudo de diversos ensaios”, pode-se afirmar EXCETO que:

  • A A unidade lexical “ignorância” é o núcleo do sujeito da oração.
  • B Tanto o artigo “A” quanto o adjetivo “humana” funcionam na oração como adjuntos adnominais.
  • C A unidade lexical “objeto” é o núcleo do predicado da oração.
  • D A expressão “o objeto de estudo de diversos ensaios” é o predicado da oração.
  • E O predicado da oração é classificado como nominal em razão de apresentar como núcleo um nome ou uma expressão nominal.