Prova da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Jornalista - UFES (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Sobre a variedade linguística denominada “internetês”, apresenta conclusão semelhante à expressa no texto o excerto da matéria jornalística:

  • A "[O internetês] É uma forma de comunicação alternativa, porém jamais substituirá a gramática tradicional. Serve para complementar o todo, não para substituí-lo", ressalta Rosa Maria Becco Rodrigues, professora da rede municipal. (Disponível em:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/internetes-divide-opinioes-de-paise-educadores-1.472172. Acesso em: 3 jul. 2019)
  • B "A manutenção de amigos reais, a leitura e a construção de bons textos devem ser preservadas", disse a pedagoga e psicopedagoga Marisa Pascareli Agrello, com mestrado em Educação, lembrando que no mundo globalizado não é mais possível evitar o contato com as novas tecnologias. (Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/internetes-divide-opinioes-de-pais-e-educadores-1.472172. Acesso em: 3 jul. 2019).
  • C A mãe de um aluno de 11 anos do Colégio Ari de Sá, Guilhermina Rocha, demonstra seu temor pelo gosto do filho pelas redes socais: "Ele hoje já fica muito tempo no computador. Temo quando chegar o vestibular. Será que saberá escrever correto uma redação?” (Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/internetes-divide-opinioes-de-pais-e-educadores-1.472172. Acesso em: 3 jul. 2019).
  • D “Perde-se também muito a capacidade da linguagem escrita, da fluência da linguagem", explica o professor Renato ao observar que essa linguagem pode causar limitações no vocabulário, dificuldade de articulação das frases, dificuldade de raciocínio, atrapalhar a interpretação e capacidade de leitura. (Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/suplementos/zine/os-pros-e-contras-do-internetes/77741. Acesso em: 3 jul. 2019).
  • E “Os jovens criaram uma linguagem paralela que mata o padrão da língua portuguesa, com abreviaturas que nunca existiram. Parece que não há limites para tantos erros de ortografia, regência e concordância. A preocupação que nós temos é que essa linguagem motivada pela pressa, que é inimiga da perfeição, se transforme numa realidade. O uso do internetês pode prejudicar o futuro profissional e a vida acadêmica”, afirma Wilma Ramos, professora de português e escritora. (Disponível em: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/10/uso-do-internetes-pode-prejudicar-futuro-profissional-diz-especialista.html. Acesso em: 3 jul. 2019).

De acordo com Koch e Elias (2012, p. 127), anáfora “é o mecanismo linguístico por meio do qual se aponta ou remete para elementos presentes no texto”. Com base nessa afirmação, o par de palavras e expressões, extraídas do texto, em que a segunda palavra ou expressão realiza uma retomada anafórica da primeira palavra ou expressão é:

  • A internetês (linha 2) – bicho de sete cabeças (linha 3)
  • B adolescentes (linha 2) – eles (linha 4)
  • C abreviações fonéticas (linha 4) – tudo (linha 6)
  • D português (linha 5) – ele (linha 8)
  • E internetês (linha 8) – se (linha 10)

A partir da leitura dos Textos II e III, é CORRETO afirmar:

  • A A ideia central do Texto II ratifica fielmente a crítica feita no Texto III.
  • B É impossível utilizar o Texto II para ilustrar a temática abordada no Texto III, tendo em vista que eles abordam questões totalmente distintas.
  • C O Texto II se refere diretamente ao Texto III, desde que houvesse um acréscimo sobre as redes sociais no Texto II.
  • D O Texto II justifica o Texto III, pois os adolescentes usam os celulares com mais frequência para verificar redes sociais e para jogar do que para realizar ligações.
  • E O Texto II só considera a constante troca de aparelhos celulares pelos adolescentes e o Texto III foca apenas no tempo excessivo em que os adolescentes ficam conectados.

Considerando as informações presentes no Texto III a respeito da avaliação dos pais apurada pela pesquisa, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A maioria dos pais impôs limites aos filhos em relação ao tempo de uso do celular.

( ) Mais da metade dos pais, quando está utilizando seus celulares, conversa pouco com seus filhos.

( ) Os pais têm menos preocupação que seus filhos adolescentes de responder imediatamente às mensagens recebidas no celular.

( ) A maioria dos pais, para ter tempo de responder às mensagens no telefone, prefere deixar os filhos usarem o celular.


A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é:

  • A V, V, F, V.
  • B F, V, V, F.
  • C F, V, F, F.
  • D V, V, F, F.
  • E V, F, V, F.

Considerando a linguagem utilizada no Texto III, analise as afirmativas a seguir.

I. O excerto “[...] ele sabe que você está certo” (linha 4) deve ser substituído por “eles sabem que você está certo”, para garantir a correção gramatical.

II. Na oração “[...] 58%, de games” (linha 20), a presença da vírgula é justificada pela elipse de um verbo.

III. O excerto “[...] a maioria das meninas alegou gastar muito tempo nas mídias sociais [...]” (linha 7) pode ser substituído por “a maioria das meninas alegaram gastar muito tempo nas mídias sociais”, sem prejuízo quanto à concordância verbal. Da mesma forma, o excerto “[...] cerca de 95% dos adolescentes usam celulares [...]” (linhas 14 e 15) pode ser substituído por “cerca de 95% dos adolescentes usa celulares”.

IV. As três ocorrências do termo “que” exercem a mesma função sintática no excerto “Os resultados da pesquisa mostram que checar as notificações e mensagens é a primeira coisa que 45% dos adolescentes fazem assim que acordam [...]” (linhas 9 e 10).


É CORRETO o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II e III, apenas.