Prova da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Bibliotecário - Instituto AOCP (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca
A partir da interpretação do texto apresentado e dos aspectos discursivos referentes a ele, assinale a alternativa correta.
  • A Os adultos perguntam mais para obterem conhecimento técnico, deixando o conhecimento de mundo à revelia.
  • B O uso da primeira pessoa do plural, como nos trechos “Não podemos ter medo de aprender” e “Desenvolvemos algo que normalmente nos acompanha ao longo da adolescência e até boa parte do início da vida adulta...”, aproxima os interlocutores das ideias apresentadas, incluindo-os.
  • C É comum crianças serem mais questionadoras após os 10 anos de idade, quando já estão na escola.
  • D Depois dos 30 anos de idade, as pessoas passam a ter mais vergonha de fazer perguntas, por medo de demonstrar ignorância.
  • E A predominância do uso da primeira pessoa do singular, como em “...eu percebo que tenho muito menos vergonha da minha própria ignorância do que tinha aos 14 ou 21.”, confere um tom intimista ao texto, o que garante a identificação dos interlocutores com as ideias apresentadas, mesmo que não haja interlocução explícita no decorrer do texto.
Assinale a alternativa que apresenta a função da locução conjuntiva destacada no seguinte trecho: “...não apenas não ter medo de pedir que um professor ou treinador repita uma informação ou uma série de instruções – mas também não ter medo de fazer uma análise sincera de seu conhecimento e sua sabedoria...”.
  • A Concessão.
  • B Proporção.
  • C Comparação.
  • D Adição.
  • E Conclusão.
Em relação às funções morfológicas e sintáticas das palavras destacadas nos trechos a seguir, assinale a alternativa correta.
  • A Em “Crianças, apontamos o dedo para tudo, querendo saber o que é, para que serve, como funciona.”, a palavra destacada é uma preposição, pois liga as orações estabelecendo o sentido de comparação entre elas.
  • B Em “Às vezes, para não nos sentirmos deixados para trás, somos capazes de fingir que entendemos alguma coisa...”, “para” é uma conjunção por complementar o sentido do verbo “deixados”.
  • C Em “Quanta ajuda eu poderia ter tido – e quão mais fácil minha adolescência podia ter sido – se eu tivesse sido menos tímida...”, os termos destacados são considerados pronomes com a função de intensificar os elementos pospostos a eles.
  • D Em “Humilde, sim – porque o que mais se vê são jovens arrogantes, que sequer se percebem arrogantes...”, a palavra destacada é um pronome relativo com a função de retomar os “jovens”, o que garante a coesão da frase.
  • E Em “Mas algo acontece ali pelos nossos nove, dez anos de idade.”, o termo em destaque é um advérbio de tempo.
Em relação ao uso dos sinais de pontuação empregados no texto, assinale a alternativa correta.
  • A No trecho “Acho que uma das grandes contradições da nossa vida – e uma grande perda, em consequência – é o fato de que, quando mais precisamos aprender, mais temos vergonha de aprender.”, os travessões foram utilizados para isolar uma exemplificação.
  • B As vírgulas em “Às vezes, para não nos sentirmos deixados para trás, somos capazes de fingir que entendemos alguma coisa...” foram utilizadas devido à anteposição do adjunto adverbial de incerteza “às vezes”.
  • C Em “Não podemos ter medo de aprender – seja lá a faixa etária em que estivermos.”, o travessão poderia ser substituído, sem alterar o sentido da frase, por uma vírgula.
  • D Em “Mas o problema está justamente aí: eu provavelmente nunca precisei tanto da ajuda dos outros...”, os dois pontos foram utilizados para introduzir uma enumeração.
  • E As aspas foram utilizadas em “...e preferimos sufocar ou ignorar perguntas que julgamos bobas ou “burras”...” e em “... não apenas não ter medo de dizer “não sei”, “não conheço”, “não li”, “não assisti”, “nunca ouvi falar”...” pelo mesmo motivo.
Assinale a alternativa em que as palavras retiradas do texto sejam acentuadas pelo mesmo motivo.
  • A Têm, trás, vê.
  • B Também, trás, só.
  • C Só, é, à.
  • D Consequência, etária, saudáveis.
  • E Hábitos, necessário, também.