Prova da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Assistente Administrativo - Instituto AOCP (2019) - Questões Comentadas

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Considerando a interpretação do texto, assinale a alternativa correta.
  • A Durante a vida do narrador, ele nunca sentiu dificuldades em aceitar sua idade, exceto com a chegada dos 60 anos.
  • B É possível afirmar que os meninos não costumam ceder o lugar no ônibus para pessoas idosas.
  • C As pessoas nos ônibus esperam que os mais jovens não cedam seus lugares no ônibus. Quando isso acontece, surpreende a todos.
  • D Para o narrador, aceitar o lugar da menina do ônibus seria assumir a velhice e isso o incomodou a ponto de discutir em voz alta com ela.
  • E O narrador se sentou quando outro banco vagou a fim de demonstrar que não cederia à gentileza da menina que ofereceu seu lugar, pois ceder seria uma forma de assumir a velhice, algo que tanto o incomoda.
Em relação ao texto, é correto afirmar que
  • A os verbos que estão no tempo presente, no último parágrafo, são utilizados para indicar ações e sentimentos que o narrador vive no momento atual.
  • B a utilização de períodos mais curtos, como na sequência “Era uma questão de honra. Fui salvo pela sorte. A menina ficou em pé. Não voltou para o seu lugar.”, serviram para evitar o uso de conectivos de adição, tais como “Além disso” e “Também”, os quais não são comumente utilizados em crônicas.
  • C a linguagem não pertence ao padrão culto na maior parte do texto.
  • D o eu lírico não considera o ato de ceder o lugar no ônibus algo educado, tanto que isso o aborreceu.
  • E trata-se de um texto com sequências argumentativas, a fim de promover uma crítica social sobre a forma de tratamento de idosos.
A palavra destacada no trecho “A moça, sentada ao lado, continuava com as pernas no corredor abrindo passagem para a minha instalação no banco da janela. Eu me recusava a capitular. A plateia aguardava ansiosamente o desfecho.” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
  • A acreditar.
  • B sentar.
  • C discutir.
  • D ceder.
  • E entender.
Em relação às classes gramaticais e aos processos de formação de palavras, assinale a alternativa correta.
  • A Em “Outrora, quando jovem, eu não usava palavras como outrora.”, o termo em destaque é um advérbio que indica tempo e se forma pela justaposição das palavras “outra” e “hora”.
  • B Em “A menina viu e levantou-se. Cavalheirescamente eu fiz sinal com a mão de que ela podia continuar sentada.”, o termo destacado é um adjetivo, que indica o modo como o personagem agiu.
  • C Em “Preciso urgentemente me acostumar com essa ideia.”, o termo destacado funciona como advérbio de modo e se forma pelo processo de sufixação.
  • D Em “Alguém se levantou noutro lugar para descer.”, a palavra destacada é um pronome demonstrativo, formado pela aglutinação da preposição “em” e do pronome “outro”.
  • E Em “Ceder o lugar para o velhinho”, o elemento em destaque é um substantivo, formado pela derivação parassintética.
Analise sintaticamente os trechos propostos a seguir e assinale a alternativa correta.
  • A Em “O meu problema, porém, é o contrário.”, o termo em destaque é um adjunto adnominal já que caracteriza o núcleo do sujeito, “problema”.
  • B Em “Eu me recusava a capitular.”, o elemento em destaque é um agente apassivador que complementa o sentido do verbo “recusava”.
  • C Em “Era um confronto de gerações.”, o verbo destacado é intransitivo, pois não exige um complemento.
  • D Em “Alguém se levantou noutro lugar para descer.”, o termo em destaque funciona como objeto direto do verbo “levantou”.
  • E Em “Depois, alunas passaram a me chamar de “senhor” e de “seu Juremir”.”, o termo destacado configura um sujeito composto.