Prova da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Engenheiro de Segurança do Trabalho - PR-4 UFRJ (2021) - Questões Comentadas

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A COMPADECIDA - É verdade, meu filho. MANUEL - Pode, João, vá com Deus. A COMPADECIDA - Até à vista, João.

Nesses trechos reproduzidos as vírgulas são empregadas para destacar o:

  • A aposto.
  • B vocativo.
  • C adjunto adnominal.
  • D complemento verbal.
  • E predicativo.

TEXTO 2

FRAGMENTO DE A INVENÇÃO DO NORDESTE E OUTRAS ARTES



      DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR | nasceu em 22 de junho de 1961, em Campina Grande, Paraíba. Pós-doutor e professor nas Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Campina Grande, Paraíba, e nas estaduais da Paraíba, de São Paulo e de Campinas. 



      “O ‘Nordeste’, na verdade, está em toda parte desta região do país e em lugar nenhum, porque ele é uma cristalização de estereótipos que são subjetivados como característicos do ser nordestino e do Nordeste. Estereótipos que são operativos, positivos, que instituem uma verdade que se impõe de tal forma, que oblitera a multiplicidade das imagens e das falas regionais, em nome de um feixe limitado de imagens e falas-clichês, que são repetidas ad nauseum, seja pelos meios de comunicação, pelas artes, seja pelos próprios habitantes de outras áreas do país e da própria região.” 



Sobre o fragmento dado é válido afirmar que o trecho “estereótipos que são subjetivados como característicos do ser nordestino e do Nordeste” é, semântica e diretamente, relacionado pelo autor com:

  • A uma verdade que se impõe pelas artes.
  • B as falas regionais obliteradas pelos meios de comunicação.
  • C um feixe limitado de imagens e falas-clichês.
  • D a cristalização subjetiva da multiplicidade de imagens.
  • E outras áreas do país e com a própria região.

Pode-se considerar que, em seu nível fundamental de significados, o poema articula duas tensões ou oposições básicas. Assinale a alternativa em que elas estão mencionadas.

  • A Urbano x rural; tradição x inovação.
  • B Individualidade x coletividade; dependência x autonomia.
  • C Subjetividade x objetividade; lirismo x pragmatismo.
  • D Terrestre x celeste; mundo natural x mundo industrial.
  • E Inclusão x exclusão; concreto x abstrato.

Ainda a respeito do poema dado, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A “Entretendendo” é um neologismo, que faz referência a termos utilizados pelo poeta, como “entre”, “tender” e “tenda”.
  • B A presença de verbos no gerúndio expressa o caráter dinâmico e continuado da produção de uma “manhã” proposta poeticamente.
  • C Na primeira estrofe, há orações em que alguns de seus termos estão apenas implícitos.
  • D É válido afirmar que, nos dois últimos versos, a palavra “tecido” é empregada, primeiro, como particípio do verbo “tecer”, e, depois, como substantivo.
  • E O primeiro verso da primeira estrofe tem caráter proverbial, já que se assemelha a um certo dito popular.

Em relação ao poema dado, assinale a alternativa correta.

  • A A condição feminina é o centro da frustração existencial do eu poético.
  • B O tema central do poema é a sororidade.
  • C O uso intensivo de pronomes em primeira pessoa atenua a autorreferência do eu poético.
  • D Como sinalizado em seu título, o poema trata de uma reflexão identitária em seu limite.
  • E A coesão textual no poema está toda estruturada com o uso dos pronomes possessivos.