Prova do SEED-PR - Professor - Educação Especial - CESPE/CEBRASPE (2021) - Questões Comentadas

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

A respeito da caracterização conceitual, finalística e organizacional da educação especial, assinale a opção correta conforme os dispositivos legais.

  • A Educação especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todos os níveis e modalidades da educação básica e ensino superior.
  • B A educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.
  • C O atendimento educacional no ensino especial deve ser feito em classes, escolas ou serviços especializados, em função das condições do sistema de ensino.
  • D A educação especial estará presente na vida de alunos que fazem parte do seu público-alvo a partir do ensino fundamental, até o ensino médio.
  • E A educação especial é uma modalidade substitutiva ao ensino regular e tem como objetivo oferecer alternativas para a aprendizagem do aluno com deficiência.

Considerando as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, assinale a opção correta.

  • A Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.
  • B O sistema Braille, a LIBRAS, o punção e a reglete são considerados metodologias específicas de ensino da educação especial.
  • C O atendimento educacional especializado é de oferta obrigatória nos sistemas de ensino e deve ser realizado durante as aulas da classe comum.
  • D Na educação superior, a terminalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam a permanência e a conclusão dos estudos.
  • E O ensino regular deverá propor programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, entre outros.

Segundo o art. 28 da Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência, mais conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência), incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar

  • A a oferta de educação bilíngue, com a LIBRAS como segunda língua para os cidadãos surdos brasileiros.
  • B o acesso da pessoa com deficiência, com prioridade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer no sistema escolar.
  • C a oferta de disciplinas curriculares da Base Nacional Comum Curricular relacionados à pessoa com deficiência na educação básica.
  • D o aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem.
  • E o aprimoramento das metodologias educacionais dos estudantes com deficiência, por meio de equipe educacional e interdisciplinar.

No que se refere aos recursos, às adaptações e aos serviços para o atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assinale a opção correta.

  • A Audiodescrição é uma faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual.
  • B A LIBRAS é uma forma de comunicação e expressão gestualmotora com estrutura linguística derivada da língua portuguesa.
  • C Desenho universal é uma concepção de produtos, ambientes, programas e serviços voltados às necessidades específicas das pessoas com deficiência.
  • D Tecnologia assistiva ou ajuda técnica consiste em dispositivos, recursos, metodologias, práticas equipamentos e serviços que objetivem promover a funcionalidade relativa à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • E Sala de recursos multifuncionais é um espaço organizado com material didático e profissionais da educação e de apoio aos alunos e professores no ensino regular.

Considerando os documentos legais e acordos internacionais sobre a inserção de alunos com deficiências no ensino regular, assinale a opção correta.

  • A Os alunos com deficiência só devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular quando demonstrarem condições para acompanhar a turma, devendo receber apoio especializado paralelamente ao ensino regular.
  • B Os alunos com deficiência não devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular.
  • C Os alunos com deficiências matriculados em uma escola regular devem ser absorvidos pela classe especial especializada, que é preparatória e concomitante às atividades da sala regular.
  • D Os alunos com deficiência devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular, cabendo à escola dar a resposta educativa adequada às suas necessidades.
  • E Os alunos com deficiência matriculados em escola regular podem ser agrupados por área de deficiência na mesma classe especial, respeitadas as suas peculiaridades.