Prova do SEED-PR - Nível Superior - CESPE/CEBRASPE (2021) - Questões Comentadas

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Conclui-se das ideias do texto CB1A1-I que

  • A o cérebro das pessoas não funciona tão bem nos períodos de férias porque elas dormem muito.
  • B é muito importante manter a mente funcionando, por isso os professores devem passar atividades para seus alunos durante as férias.
  • C o cérebro tem redes que exercem diferentes funções e elas nunca devem ser desativadas.
  • D o organismo e o cérebro humanos não conseguem voltar ao estado normal quando o estado de pressão e de estresse dura por um tempo prolongado.
  • E acordar cedo todos os dias é uma atividade benéfica para o cérebro.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) envolve, de maneira intrínseca, a relação entre trabalho, ciência e cultura, norteando a formação dos estudantes em direção à inclusão social, laboral e política, numa perspectiva integradora. Com relação à dimensão educativa do trabalho, assinale a opção correta.

  • A Na perspectiva intelectualizada, trabalho é sinônimo de emprego e tem a dimensão educativa de castigo ou mesmo de sofrimento.
  • B Trabalho é uma condição comum voltada à formação para o emprego ou, ainda, para uma especificidade da tarefa do mundo produtivo.
  • C O trabalho adquire dimensão educativa quando o ser humano o faz de maneira consciente e intencional.
  • D Aqueles que vivem do trabalho para garantir a sua sobrevivência têm mais facilidade de compreender a dimensão educativa do trabalho.
  • E O princípio educativo do trabalho está na desconsideração da ambiguidade educacional de adaptação e emancipação.

Em relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue os itens a seguir.
I A substituição de “que” por onde, no trecho “o cérebro tem redes que exercem diferentes funções” (segundo parágrafo), manteria a correção gramatical do texto. II O pronome “isso”, na expressão “Por isso”, no último período do terceiro parágrafo, retoma a ideia expressa nos períodos que o antecedem no mesmo parágrafo. III Em “Mas há outras vantagens” (último parágrafo), a forma verbal “há” poderia ser substituída por existem sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

A cultura digital abrange os processos de transformação socioculturais que acontecem com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). Na educação, trabalhar nessa perspectiva permite coligar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar. A respeito de tecnologias educacionais, assinale a opção correta.

  • A Por intermédio de ferramentas síncronas, a interação entre professores e estudantes, embora não seja obrigatória, possibilita a colaboração entre os participantes e a elucidação de dúvidas em tempo real.
  • B As metodologias ativas apresentam grande dificuldade de adaptação às tecnologias digitais, porque, nessas metodologias, o estudante deve adotar uma postura participativa, enquanto as tecnologias digitais implicam a construção do conhecimento baseada na transmissão de informação.
  • C A utilização de ferramentas assíncronas condiciona o aprendizado e a conclusão das tarefas à conexão, em momento real, de forma simultânea, de estudantes e professores.
  • D As ferramentas que permitem uma maior liberdade aos professores e estudantes também restringem suas autonomias, por possibilitarem a opção de gravação das aulas e demandarem um controle alternativo da rotina de estudos.
  • E Os chats e os fóruns fazem parte do mesmo grupo de ferramentas de desenvolvimento de aulas virtuais e se caracterizam por permitir a discussão de diferentes temas entre os estudantes e a troca de mensagens em tempo real.

No segundo parágrafo do texto CB1A1-I, os travessões foram empregados para

  • A isolar um trecho no contexto.
  • B indicar uma citação.
  • C encerrar uma declaração.
  • D introduzir uma enumeração.
  • E indicar a interrupção de uma ideia.