Prova da Secretaria da Educação e Desportos de Roraima (SEED) - Professor - Língua Inglesa - IBFC (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca
As quatro primeiras frases do texto revelam ao leitor traços do estado de ânimo da enunciadora. A partir de uma leitura atenta desse trecho, é correto afirmar que se destaca, na narradora, uma postura:
  • A passiva diante da vida.
  • B irritada pela falta do sono
  • C animada por um novo dia.
  • D revoltada com sua negligência.
O título do texto, além de ser constituído por substantivos, também apresenta outros vocábulos que cumprem papéis específicos. Dentre esses vocábulos, assinale o único que indica uma relação de proximidade entre o substantivo e o emissor do texto.
  • A “entre”.
  • B “a”.
  • C “este”.
  • D “o”.
Quanto à tipologia, o texto pode ser classificado como narrativo. Ao analisá-lo, percebe-se que todos os elementos caracterizados abaixo exemplificam traços dessa classificação, exceto a: 
  • A apresentação de ações que se desenvolvem por meio de uma sequência de verbos predominantemente no presente.
  • B defesa de uma tese pautada em argumentos que ilustram a necessidade de ter que trabalhar mesmo sem vontade.
  • C presença de um sujeito da enunciação que expõe os fatos ao leitor por meio da primeira pessoa do discurso.
  • D delimitação do tempo e do espaço permitindo ao leitor identificar não só o momento em que se dão os fatos, mas também a ambientação.
Na oração “Algo me vem em cheio nessas horas” (1º§), ao observar as relações sintáticas estabelecidas entre os termos que a constituem, é possível afirmar que seu sujeito classifica-se como:
  • A desinencial.
  • B indeterminado.
  • C simples.
  • D inexistente.
As estratégias de coesão são recursos diferenciados que contribuem para a relação entre as partes de um texto. Considere a passagem “Pronto o café, pronta uma manhã e nem importa que eu não esteja preparada para absolutamente nada hoje”. (1º§) e assinale a alternativa em que se indicam dois recursos coesivos presentes em sua construção.
  • A pronominalização e emprego de conectivos conclusivos.
  • B sinonímia e emprego de conectivos adversativos.
  • C substantivação e uso de conectivo com valor de finalidade.
  • D repetição e uso de conectivos aditivos.