Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Professor - História - AMEOSC (2019) - Questões Comentadas

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De acordo com a Lei nº 9.394/96, assinale a alternativa incorreta:

  • A A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
  • B A escola não poderá reclassificar os alunos, até mesmo quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
  • C A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
  • D A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

O trabalho do historiador é mediado pelas chamadas fontes históricas, que nos permitem conhecer o passado, e suas características. Sobre os diferentes tipos de fontes, leia as proposições abaixo e responda:

(__) - As fontes escritas são documentos oficiais que exemplificam como funcionavam as organizações humanas, como leis, por exemplo;

(__) - As fontes imagéticas podem ser reproduções de pinturas, fotos antigas ou atuais, caricaturas, desenhos, histórias em quadrinhos entre outras;

(__) - As fontes orais são depoimentos de pessoas sobre diferentes aspectos do passado, muitas vezes obtidos por meio de entrevistas, colaborando para registrar a memória pessoal e coletiva;

(__) - A cultura material pode ser utilizada como fonte, por meio de restos de moradias, sepulturas, artefatos, instrumentos de trabalho entre outros.

Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a ordem correta das proposições acima é:

  • A F – F – V – V.
  • B V – F – V – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – V – V.

Os chamados patrimônios históricos receberam reconhecimento no Brasil em 1937, com o decretolei que regulamentava a existência dos patrimônios, definidos como conjunto de bens móveis e imóveis, que exigem conservação por sua vinculação a fatos memoráveis. Na década de 1980, esta definição foi ampliada, recebendo a inclusão de:

  • A Ampliou o conceito, estendendo-se para as construções e realizações materiais dos povos indígenas brasileiros.
  • B Tornou-se mais abrangente, dividindo-se entre bens de natureza material e imaterial.
  • C Levou em consideração a construção de identidades formadas pelos imigrantes europeus.
  • D Reconheceu também as reservas naturais como patrimônios históricos brasileiros.

Tendo em vista as diferentes temporalidades, aquela conhecida como longa duração, busca exemplificar fenômenos estruturais e inseridos nas mentalidades coletivas. Pode ser considerado exemplo desta temporalidade o seguinte fenômeno histórico:

  • A A queda do império romano.
  • B A Segunda Guerra mundial.
  • C O cristianismo ocidental.
  • D A queda do muro de Berlim.

A pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período paleolítico, exceto:

  • A Os homens deste período eram nômades, e viviam essencialmente de caça e coletas.
  • B Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir fogo.
  • C Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.
  • D Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.