Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Pedagogo - AMEOSC (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O planejamento participativo é o processo de organização do trabalho coletivo da unidade escolar, e tem por função:

  • A Transformar uma dada realidade.
  • B Abolir o uso do plano educacional.
  • C Cumprir formalidades do sistema educacional.
  • D Reestruturar a sobrevalorizada participação social.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o exercício da cidadania exige o acesso de todos à:

  • A Necessidade de assumir-se como espaço social de construção dos significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania.
  • B Totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social.
  • C Inserção no mundo do trabalho e do consumo exacerbado, o cuidado com o próprio corpo e com a saúde.
  • D Relevância de discussões sobre a dignidade do ser humano, a igualdade de direitos e a recusa categórica de formas de discriminação.

A instituição de educação infantil deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança, garantindo oportunidades para que as crianças de zero a três anos sejam capazes de: I. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz; II. Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade; III. Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses; IV. Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia; V. Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências. Dos itens acima:

  • A Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
  • B Apenas os itens I, II, III e V estão corretos.
  • C Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
  • D Todos os itens estão corretos.

Dado o alcance que a questão motora assume na atividade da criança, é muito importante que, ao lado das situações planejadas especialmente para trabalhar o movimento em suas várias dimensões, a instituição de educação infantil:

  • A Predomine o ensino na dimensão subjetiva da motricidade, que encontra sua eficácia e sentido principalmente na interação com o meio social próximo.
  • B Possua seu jeito próprio de preservar os recursos expressivos do movimento, havendo variações na importância dada às expressões faciais, aos gestos e às posturas corporais.
  • C Não deixe transparecer sentimentos como desconfiança, medo ou ansiedade aos educandos, que podem apreender tais sentimentos como inferioridade ou submissão.
  • D Reflita sobre o espaço dado ao movimento em todos os momentos da rotina diária, incorporando os diferentes significados que lhe são atribuídos pelos familiares e pela comunidade.

Segundo Paulo Freire, ao fazer-se opressora, a realidade implica na existência dos que oprimem e dos que são oprimidos. Estes, a quem cabe realmente lutar por sua libertação juntamente com os que com eles em verdade se solidarizam, precisam:

  • A Buscar a práxis autêntica na dialética entre egoísmo e opressão.
  • B Funcionar como uma força de imersão das consciências oprimidas.
  • C Ganhar a consciência crítica da opressão, na práxis desta busca.
  • D Libertar-se de sua força através do ativismo e da ação-reflexão.