Prova da Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Fiscal de Posturas - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

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Pelas informações do texto, é correto afirmar que o autor

  • A admite que são fúteis e bizarras certas atitudes como pedir licença, praticadas pelos chamados moradores civilizados.
  • B cita frases que, muito usadas no passado em casas de comércio, hoje seriam consideradas ofensivas.
  • C observa que tem encontrado mensagens escritas destinadas aos passantes e que primam pela amabilidade.
  • D estava convicto, a princípio, de que a placa da farmácia em Pompeia jamais traria os resultados esperados.
  • E surpreendeu-se ao ver escrita em uma plaquinha de jardim a palavra “aréola”, que ele até então desconhecia.

De acordo com o texto, é correto concluir que, ao praticarmos a polidez e empregarmos bons modos, nossos interlocutores tornam-se

  • A mais solícitos e receptivos.
  • B mais vulneráveis e discretos.
  • C mais céticos e emotivos.
  • D menos afáveis e temerosos.
  • E menos transigentes e confiantes.

No quinto parágrafo, ao afirmar “então, eu dizia”, o autor

  • A demonstra hesitação ao relatar os fatos.
  • B esclarece o duplo sentido do termo “aréola”.
  • C retifica sua opinião a respeito dos jardins.
  • D retoma ideia iniciada anteriormente.
  • E ressalta a ironia presente nas mensagens.

No sexto parágrafo, o autor atribui a “nova dose de humor” ao fato de a mensagem

  • A estabelecer onde devem circular os animais domésticos do bairro.
  • B dirigir a solicitação ao cão e não a seu dono.
  • C estar redigida com emprego de termos literários.
  • D isentar o dono do cão dos compromissos com a cidadania.
  • E criticar adultos que não cuidam devidamente dos animais.

Considere os trechos do texto.


• ... o desrespeito, e logo a grosseria, e daí a pouco a arrogância, e já, já a truculência... (2º parágrafo)

• Quem terá posto nome tão delicado quanto apropriado ao jardinzinho? (5º parágrafo)


Nesses trechos há, respectivamente:

  • A sequência de ideias cuja intensidade é crescente; ambiguidade entre as ideias.
  • B sequência de ideias cuja intensidade é crescente; equivalência entre as ideias.
  • C sequência de ideias cuja intensidade é decrescente; repetição entre as ideias.
  • D sequência de ideias cuja intensidade é decrescente; discrepância entre as ideias.
  • E sequência de ideias cuja intensidade é decrescente; igualdade entre as ideias.