Prova da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto - Técnico - Segurança do Trabalho - FCC (2019) - Questões Comentadas

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Tal como se apresenta nos quadrinhos, a conversa entre os garotos tem como tema central

  • A a relação entre consumismo e bichos de estimação.
  • B a busca de proteção contra a criminalidade.
  • C a complexidade das relações afetivas.
  • D a evolução dos hábitos caninos entre os humanos.
  • E o impacto ambiental do comércio de animais domésticos.

Nos quadrinhos, observa-se uma linguagem apropriada a um contexto de oralidade e informalidade, o que se evidencia no emprego

  • A do verbo “ter” em vez de “haver” em: Por que uma pessoa tem um cachorro? (1º quadrinho)
  • B do pronome ele em vez de “o” em: deixa ele, amarra ele e tranca ele (3º quadrinho)
  • C da forma verbal entende em vez de “entenda” em: Você não entende de segurança (4º quadrinho)
  • D de gosta de você em vez de “te gosta” em: existe pelo menos uma criatura no mundo que gosta de você... (2º quadrinho)
  • E de criatura em vez de “pessoa” em: existe pelo menos uma criatura no mundo que gosta de você (2o quadrinho) e Mas e se essa criatura sai andando por aí (3º quadrinho)

Em Você não entende de segurança, Charlie Brown, o elemento sublinhado corresponde ao vocativo, por meio do qual se invoca o interlocutor do discurso. Do mesmo modo, o vocativo está sublinhado na seguinte frase:

  • A Participantes do programa de fidelidade terão um desconto de 50% na compra do ingresso.
  • B Ambientalistas, hoje, irão ao parlamento para dialogar com os representantes do governo.
  • C Alunos do último ano, tradicionalmente, fazem uma viagem antes da festa de formatura.
  • D Senhores passageiros, não se esqueçam de afivelar seus cintos de segurança.
  • E Gestantes e lactantes, por precaução, foram desaconselhadas a tomar a vacina.

O conteúdo do texto está organizado nos três parágrafos na seguinte ordem:

  • A descrição das etapas da comunicação; exemplo de um tipo específico de comunicação; resumo do que foi exposto.
  • B definição de comunicação; apresentação de um ideal de comunicação intercultural; ilustração de desvio desse ideal.
  • C exposição do conceito de comunicação; comparação entre diferentes tipos de comunicação; retificação das ideias expostas anteriormente.
  • D explicação subjetiva de comunicação; introdução de uma definição contrária à explicação anterior; detalhamento de diferentes processos comunicativos.
  • E conceituação de comunicação segundo o senso comum; crítica a esse conceito; demonstração de um tipo de comunicação não convencional.

Verifica-se uma relação de causa e consequência, nessa ordem, entre os enunciados separados pela vírgula no seguinte trecho:

  • A transmissores emitindo mensagens que não são compreendidas pelos seus receptores, impossibilitando-os de produzir significados próprios e transformando-os em meros repetidores do que ouvem (3º parágrafo)
  • B em lugar de assumir esperadas posições de competência na comunicação intercultural, vemos transmissores emitindo mensagens que não são compreendidas pelos seus receptores (3º parágrafo)
  • C No processo de comunicação intercultural, ao comunicador compete conhecer tanto a sua cultura quanto a cultura de seu receptor (2º parágrafo)
  • D Do ponto de vista teórico, tais recomendações não se distanciam muito do esquema elementar desenvolvido pelo professor Wilbur Schramm (2º parágrafo)
  • E não ocorre espontaneamente, sem qualquer objetivo (1º parágrafo)