Questões da Prova da Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Professor - Ensino Infantil (2021)

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De acordo com a Lei Orgânica do município de São José do Cedro/SC, o ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam atendidas as seguintes condições:


I. Cumprimento das normas gerais da educação nacional.

II. Oferta de bolsas de estudo para alunos da rede pública.

III. Autorização e avaliação de sua qualidade pelos órgãos competentes.

IV. Divisão de lucros com as entidades de ensino público.


Analisando os itens acima podemos afirmar que:

  • A Os itens I e II não fazem parte desta lei.
  • B Os itens II e III não fazem parte desta lei.
  • C Os itens III e IV não fazem parte desta lei.
  • D Os itens II e IV não fazem parte desta lei.

A região sul do Brasil tem uma grande pluralidade cultural, graças à forte influência dos imigrantes europeus. Em particular, o estado de Santa Catarina tem como um exemplo herança cultural desses povos:

  • A O congo.
  • B A fanfarra.
  • C O cultivo da soja.
  • D A cultura vinhateira.

As atividades recreativas assumem um papel importantíssimo no espaço escolar, principalmente na educação infantil, pois leva a criança a um universo de imaginação e interação. Entre os benefícios deste tipo de atividade podemos citar:

  • A O maior envolvimento da criança nas ações pedagógicas devido ao interesse despertado pela ludicidade.
  • B A redução do nível de estresse dos profissionais por causa do caráter informal das atividades.
  • C A facilidade de se obter materiais pedagógicos para o desenvolvimento destas atividades.
  • D A possibilidade de admitir profissionais não habilitados para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Entre os documentos utilizados para a organização do processo de ensino encontramos o planejamento de aula, que se difere dos outros de mesma natureza por se tratar de um instrumento de uso restrito do professor. Qual é a função deste documento?

  • A Sistematizar as práticas executadas por um professor durante todo o período letivo.
  • B Organizar a distribuição da carga horária de aulas para cada professor.
  • C Propor as ações que serão realizadas por uma instituição de ensino ao longo de um determinado ano letivo.
  • D Traçar diretrizes para o desenvolvimento de uma aula significativa, visando integrá-la à proposta educacional estabelecida em âmbito geral.

A avaliação, independente da metodologia usada, é sempre uma forma de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do estudante, porém, é preciso que as informações obtidas neste processo sejam usadas a favor do aluno e não como método de mensuração e punição. Neste contexto podemos inserir o conceito de recuperação que será entendida como:

  • A Ações pedagógicas planejadas a partir de informações adquiridas sobre o grau de aprendizagem, praticadas incentivando o desenvolvimento do estudante e tendo como finalidade a superação das dificuldades.
  • B Metodologia avaliativa que visa diagnosticar as dificuldades do estudante para que se construa um processo educativo baseado nestas informações.
  • C Processo educativo baseado na aplicação de avaliações para proporcionar ao estudante a oportunidade de recuperar as notas perdidas.
  • D Prática avaliativa que visa simplesmente completar um ciclo de atividades planejadas para um período letivo.