Prova da Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Professor - Educação Infantil - AMEOSC (2019) - Questões Comentadas

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Os cursos de educação profissional técnica de nível médio, nas formas articulada concomitante e subsequente, quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, possibilitarão, segundo a Lei nº 9.394/96:

  • A O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem no aluno, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores para uma sociedade menos democrática.
  • B A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para encerrar seu aprendizado, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a diferentes condições de trabalho.
  • C A obtenção de certificados de qualificação para o trabalho após a conclusão, com aproveitamento, de cada etapa que caracterize uma qualificação para o trabalho.
  • D Oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

De acordo com a Lei nº 9.394/96, a educação escolar compõe-se de:
I. Educação superior; II. Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; III. Educação de jovens e adultos; IV. Educação profissional e tecnológica.
Dos itens acima:

  • A Apenas os itens I e II estão corretos.
  • B Apenas os itens II e III estão corretos.
  • C Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
  • D Todos os itens estão corretos.

Quando os bebês menores de seis meses frequentam a creche e já foram desmamados ou estão em processo de desmame, é necessário:

  • A Que a mãe entregue à creche seu leite em pote esterilizado e devidamente fechado para alimentação da criança.
  • B A rápida introdução de alimentos sólidos para que o bebê aprenda a se alimentar corretamente.
  • C Que um profissional de saúde possa supervisionar a oferta do substituto do leite materno.
  • D Propor atividades pedagógicas que ensinem às crianças a importância do desmame completo aos seis meses de vida.

Na educação infantil, um ambiente pode ser considerado realmente alfabetizador quando:

  • A Promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar.
  • B Os educadores utilizam a escrita no seu cotidiano e não oferecem às crianças a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita.
  • C As crianças podem, desde seu ingresso ao ensino fundamental, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve.
  • D Na instituição de educação infantil, poucas situações de comunicação necessitam da mediação pela escrita.

É possível aproveitar as inúmeras ocasiões em que as crianças falam, leem e escrevem para se fazer uma avaliação de seu progresso. O principal instrumento para que o professor possa avaliar o processo de construção da linguagem pelas crianças é:

  • A O exercício do ditado.
  • B O teste escrito.
  • C A roda de conversa.
  • D A observação.