Prova da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara - Bibliotecário - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Nesse texto, o autor, principalmente, busca

  • A apresentar conceitos utilizados na lógica para justificar a guerra entre os países.
  • B desconstruir a argumentação utilizada por um país para declarar guerra a outro.
  • C expor os motivos que levaram os Estados Unidos a declararem guerra contra o Iraque.
  • D discutir a passividade do restante da população mundial diante desse grande conflito.

Releia o trecho a seguir.

“Portanto, sem os pré-requisitos da lógica, não há lógica.”

Com esse trecho, o autor busca

  • A justificar um encadeamento lógico trabalhando com elementos novos e outros já apresentados.
  • B explicar uma situação a partir de elementos enumerados anteriormente na linha de pensamento do autor.
  • C concluir um raciocínio iniciado em partes anteriores do texto, fortalecendo sua linha argumentativa.
  • D deduzir uma situação a partir de premissas ainda não expostas no corpo do texto.

A comparação do texto machadiano com o restante do texto visa

  • A reforçar a argumentação utilizada pelos países envolvidos na guerra do Iraque.
  • B esclarecer motivos desconhecidos pelas pessoas em relação aos motivos da guerra.
  • C mostrar como os objetivos de uma guerra são atemporais e sempre pertinentes.
  • D desqualificar aquilo que o autor considera o principal motivo para a guerra.

A utilização de um texto em outro, de forma indireta ou direta, como ocorre nesse texto, é conhecida como

  • A metáfora.
  • B texto-legenda.
  • C intertextualidade.
  • D variação linguística.

Releia o trecho a seguir.

“Isso não significa, é claro, que essa lógica seja aceita por todos, mas pelo menos é uma lógica com fundamentos.”

De acordo com a norma-padrão, em relação a esse trecho, pode-se afirmar que

  • A os verbos desse trecho estão, sem exceção, conjugados no presente.
  • B os adjetivos presentes no trecho não estão flexionados.
  • C o uso da locução “é claro” depois do advérbio “não” deixa o trecho contraditório.
  • D a conjunção desse trecho é adversativa e se presta a contradizer o que foi enunciado anteriormente.