Prova da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Professor - Educação Básica - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

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De acordo com o texto, o livro Tantãs

  • A cria personagens com comportamento pautado em códigos morais.
  • B reúne contos de temática duvidosa, inadequada para crianças.
  • C emprega linguagem rebuscada, pouco acessível ao leitor mediano.
  • D dialoga com o formato das obras realistas da literatura infantil.
  • E instiga o leitor criando tipos que escapam das convenções sociais.

Pode-se afirmar, corretamente, que a escritora Eva Furnari

  • A insiste em escrever obras modelares de conduta moral.
  • B contabiliza dezenas de obras escritas e ilustradas de literatura infantil.
  • C constrói narrativas que ensinam às crianças regras de convívio social.
  • D utiliza modelos de escrita, de acordo com os cânones gramaticais.
  • E deixa-se influenciar por escritores estrangeiros, como Manoel de Barros.

Ao separar a literatura da linguagem comum, conforme o 4º parágrafo, a escritora cria um cenário

  • A lúdico, avesso aos rigores da lógica.
  • B fantasmagórico, o que pode assustar os leitores.
  • C lírico, capaz de provocar sensações desmedidas.
  • D científico, para valorizar o papel da ciência.
  • E complexo, pouco acessível ao público leitor.

O sentido do trecho – autora exímia em atiçar a curiosidade das crianças por meio do inusitado – (2º parágrafo) é reescrito com outras palavras em:

  • A autora competente em minimizar a curiosidade das crianças por meio do convencional.
  • B autora exemplar em suscitar a curiosidade das crianças por meio do inabitual.
  • C autora talentosa em neutralizar a curiosidade das crianças por meio do incomum.
  • D autora rigorosa em provocar a curiosidade das crianças por meio do corriqueiro.
  • E autora excêntrica em idealizar a curiosidade das crianças por meio do aceitável.

A autora empregou o diminutivo na palavra “loucurinha” em – No caso dos tantãs do livro, é uma loucurinha que vem do olhar ingênuo da criança. (4º parágrafo) – para

  • A desestimular a leitura por pessoas adultas.
  • B intensificar o grau de loucura que seus livros provocam.
  • C minimizar a importância de seus livros para a literatura infantil.
  • D afirmar que a loucura de seus personagens não é doentia.
  • E prevenir o leitor para que tome cuidado com a leitura.