Prova da Prefeitura Municipal de Petrolina - Assistente Administrativo - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2021) - Questões Comentadas

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Sobre o texto “Pudor”, analise as proposições seguintes:
I. O título, inicialmente, parece desconectado do sentido do texto; mas, especialmente, ao se referir às “reformas monetárias” (no penúltimo parágrafo), que fazem surgir novas palavras (“quatrilhão”, por exemplo), sem, com isso, haver mudança social significativa (“nada, realmente, muda”), fica compreendida a estratégia utilizada pelo autor, ao nomear seu texto: pudor sendo compreendido, ironicamente, como algo imoral que contrasta com a realidade desigual brasileira. II. O texto apresenta, de modo didático, os processos formadores de palavras, em língua portuguesa, como, por exemplo, as palavras “Sílfide” (derivada de “silfo”) e “borboleteante” (derivada de “borboleta”), não contendo, por essa razão, traços irônicos, uma vez que a finalidade principal do texto é informar, de modo objetivo, sobre o assunto tratado. III. O texto, de modo progressivo, apresenta uma reflexão, inicial, sobre as curiosidades fônicas e semânticas de certas palavras em língua portuguesa; em seguida, o autor insere um tom crítico ao sentido do texto, ampliando o seu significado para além de questões de linguagem, já que, ironicamente, sinaliza para as mudanças econômicas (“vem aí uma reforma e outra moeda”) que causam apreensão aos brasileiros (“novo personagem da nossa aflição”.
Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):

  • A I, II e III.
  • B apenas I e II.
  • C apenas I e III.
  • D apenas II e III.
  • E apenas II.

Da leitura do texto “Pudor”, infere-se que:

  • A as referências a termos como “trilhão” (que contém “doze” zeros), “numeroso” e “quatrilhão” indicam, pelo contexto lido, que compreender sobre economia - e suas transformações - deve ser estimulado pelos governantes.
  • B ao tratar de “pudor linguístico”, o autor sugere que há palavras que fazem parte do cotidiano brasileiro (“aos poucos, se tornando nosso íntimo”), mas que deveriam ser proibidas por serem uma “desmoralização completa”, como “seborréia” e “diáfana”.
  • C ao dizer que o “trilhão” era uma expressão pouco usada antes, o autor evidencia que as palavras são criadas em razão de novos contextos, modificando a língua portuguesa constantemente.
  • D ao sinalizar que “a mente brasileira” não está “preparada” para usar o “quatrilhão”, o autor deixa explícito no texto o seu descontentamento com mau uso tecnológico de ferramentas que são capazes de mensurarem os fenômenos econômicos (“máquinas calculadoras”).
  • E o autor, de modo bem humorado, critica as constantes reformas econômicas, que, embora busquem conter o fenômeno da inflação, não promovem mudanças positivas na realidade populacional brasileira.

O TEXTO 01 “Pudor” é classificado, no tocante ao gênero e à tipologia textuais, como uma crônica, uma vez que:

  • A tematiza assuntos cotidianos, com humor e ironia, recorrendo a elementos tipicamente narrativos, em uma forma de escrita mais livre e menos convencional.
  • B tematiza assuntos considerados polêmicos em meio jornalístico, como estratégia de apresentar a opinião do grupo editorial a que pertence o autor (articulista).
  • C prioriza a linguagem formal e o tom acadêmico, utilizando de estruturas narrativas para ilustrar o ponto de vista defendido.
  • D descreve, minunciosamente, o assunto tratado, em uma linguagem predominantemente jornalística, com o propósito de aproximar o público ao grupo editorial a que pertence o autor (articulista).
  • E prioriza assuntos pouco debatidos entre a população brasileiro, apresentando um papel didático fundamental no estímulo à leitura de textos impressos.

Observe o seguinte trecho, extraído do TEXTO 01 “Pudor”: “Sílfide", eu sei, é o feminino de "silfo", o espírito do ar, e quer mesmo dizer uma coisa diáfana, leve, borboleteante. Esse exemplo de uso da linguagem, em que o código linguístico explica o próprio código, como ocorre quando se busca o significado de uma palavra nos dicionários, pode ser compreendido como:

  • A Apelativo.
  • B Emotivo.
  • C Referencial.
  • D Fático.
  • E Metalinguístico.

No trecho “Quantos zeros tem um trilhão? Doze, acertei? Se os zeros fossem pneus, o trilhão seria uma jamanta daquelas de carregar gerador para usina atômica parada.”, a expressão destacada assume um valor semântico.
Assinale a alternativa correta quanto ao uso e sentido do termo destacado:

  • A Valor semântico de concessão e pode ser substituído por “apesar de”.
  • B Valor semântico de causa e pode ser substituído por “como”.
  • C Valor semântico de oposição e pode ser substituído por “conquanto”.
  • D Valor semântico de condição e pode ser substituído por “caso”.
  • E Valor semântico de conformidade e pode ser substituído por “conforme”.