Prova da Prefeitura Municipal de Paraíso - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

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A sequência didática é uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos. Tendo como base essa abordagem, todas as assertivas abaixo são proposições que demonstram a importância da sequência didática enquanto importante modalidade organizativa do ensino, EXCETO:

  • A A sequência didática oportuniza aos professores a possibilidade de abordarem sobre um determinado tema, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos e o que precisam aprender.
  • B A sequência didática deve ser organizada de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
  • C A sequência didática orienta e auxilia o professor em sala de aula no desenvolvimento de atividades envolvendo os gêneros textuais, trabalhando passo a passo, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar.
  • D A sequência didática é um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, estabelecendo maior conexão aos diferentes processos de planejamento.

Os significados da infância são construídos socialmente. Isso significa que esses significados nem sempre foram os mesmos e as modificações ocorreram e ocorrem por determinações culturais e mudanças estruturais na sociedade.

Com base no exceto acima, julgue as assertivas a seguir e marque a alternativa INCORRETA:

  • A A brincadeira é um lugar de construção de culturas, fundado nas interações sociais entre as crianças. Já o brincar contém o mundo e ao mesmo tempo contribui para expressá-lo, pensá-lo e recriá-lo.
  • B O professor precisa considerar a singularidade das crianças e assim lançar mão de um único planejamento, proporcionando situações e objetos para viverem a cultura lúdica, que por sua vez é objeto de uma produção externa.
  • C No passado a criança não estava inserida num contexto de reconhecimento como ser de direito, um exemplo dessa realidade é que a taxa de mortalidade infantil era muito alta e quando as crianças vinham a morrer os pais não manifestavam nenhum sentimento de perda ou tristeza, aceitando normalmente o fato.
  • D As crianças de diferentes gerações têm sido tratadas de forma diversa. Antigamente o silêncio e a obediência eram muito presentes, não havia relações de afeto.

Conforme o Pacto Nacional Pela Idade Certa - PNAIC são direitos gerais de aprendizagem da Língua Portuguesa, EXCETO:

  • A Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a elaboração de textos científicos, planejando e participando de situações voltadas para o mercado de trabalho ou para contextos acadêmicos.
  • B Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar/científico (textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organização do cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas).
  • C Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
  • D Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.

Das alternativas a seguir, todas são Campos Conceituais da Matemática, EXCETO:

  • A Algébricos.
  • B Geométricos.
  • C Numéricos.
  • D Problematização.

O Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos, ou seja, o que os alunos devem aprender. Acerca desse fragmento, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Projetos didáticos, se bem estruturados, proporcionam a fragmentação dos conteúdos, o que acaba por contribuir de formas significativas com o processo de ensino e aprendizagem.
  • B O projeto didático dá ao docente excelentes oportunidades de aprendizado e aprofundamento sobre a prática, tornando os estudantes corresponsáveis pela própria aprendizagem.
  • C O papel do professor na condução de um projeto é o de provocador de novos sentidos e curiosidades. Quando os alunos pedem, a intervenção pode ser feita e a função do professor é apoiar a ampliação dos saberes que circulam no grupo.
  • D O papel do professor na condução de um projeto é o de provocador de novos sentidos e curiosidades. Desse modo, quando os alunos pedem sua intervenção pode ser feita e a função do professor é apoiar a ampliação dos saberes que circulam no grupo.