Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Fortaleza - Professor - História (2018)

Limpar Busca

De acordo com Libâneo (2005), as teorias pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas. Pode-se afirmar que faz parte da teoria pedagógica progressista a pedagogia:

  • A tradicional.
  • B tecnicista.
  • C renovada.
  • D libertadora.

Paulo Freire (2002), em seu livro Educação e Mudança, defende que “o homem deve ser o sujeito de sua própria educação”. Com base nessa premissa é correto inferir que:

  • A a educação é possível para o homem, porque este já é acabado.
  • B ninguém educa ninguém, por isso o homem não pode ser objeto da educação.
  • C a busca do homem pode ser realizada de modo individual, assim, poderá buscar na individualidade a exclusividade.
  • D o saber se faz através de uma superação constante da ignorância absoluta.

Dentre os precursores da Didática, o educador que é considerado o pai da Didática, por formular os princípios de uma educação racionalista que toma como base a ciência moderna e os estudos sobre a natureza, é:

  • A João Amos Comênio.
  • B Jean-Jacques Rousseau.
  • C Johann Friedrich Herbart.
  • D Georges Snyders.

A escola, como local de trabalho, é a expressão micro da totalidade do contexto social e histórico em que o professor exerce com plenitude sua ação como ser de transformação. Pimenta (2002) distingue quatro saberes que são primordiais para o desempenho da atividade docente. Aquele que enfoca que o ensinar é uma prática educativa que tem diferentes e diversas direções de sentido na formação humana é o saber:

  • A das áreas de conhecimento.
  • B pedagógico.
  • C didático.
  • D da experiência.

No processo de ensino e aprendizagem, Zabala (1998) enfatiza que existe uma relação entre o processo de apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Esse autor diferencia na aprendizagem as características de quatro tipos de conteúdos. Os conteúdos que se representam como um conjunto de ações ordenadas e com um fim, incluindo regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos, verificados pela realização das ações dominadas pela exercitação múltipla e tornados conscientes pela reflexão sobre a própria atividade, são os conteúdos:

  • A factuais.
  • B procedimentais.
  • C atitudinais.
  • D de aprendizagem de conceitos.