Prova da Prefeitura Municipal de Cerquilho - Professor - Educação Física - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Politicopatas. Folha de S.Paulo, 19.04.2019. Adaptado)



De acordo com a norma-padrão, os termos que preenchem as lacunas no primeiro quadrinho são, respectivamente:

  • A terão que aprender … Ensinava
  • B iriam … Devia ensinar
  • C aprendam … Ensinasse
  • D vão aprender … Deveria ensinar
  • E aprenderão … Pudesse ensinar

Sem prejuízo ao sentido original, o título do texto – Só 19% das redes de estados e municípios investem o adequado em educação – está corretamente reescrito em:

  • A Não só as redes de estados como as de municípios investem adequadamente 19% em educação.
  • B Das redes de estados e municípios, só 19% investem o adequado em educação.
  • C 19% das redes de estados e municípios só investem o adequado em educação.
  • D As redes de estados e municípios investem o adequado de 19% em educação.
  • E Das redes de estados e municípios, 19% investem o adequado só em educação.

De acordo com o texto, o Custo Aluno Qualidade (Caq) é um mecanismo

  • A extraoficial, que faz a análise da aplicação dos insumos em educação e de que forma eles impactam a qualidade do ensino ofertado.
  • B previsto em lei, que foi implementado após o consenso quanto ao mínimo considerado adequado para uma educação de qualidade.
  • C oficial, que aguarda regulamentação para ser posto em prática e organizar a distribuição dos insumos pela educação básica.
  • D ilegal, que tenta pressionar as autoridades governamentais para obter mais recursos na educação básica e garantir a qualidade do ensino.
  • E não governamental, que realiza estudos tomados como parâmetros nas decisões de direcionamento de recursos às políticas educacionais.

Na sua fala – “Educação é maratona, não é corrida de 100 metros” –, Daniel recorre ao emprego de termos em sentido

  • A figurado, organizados em uma relação de causa e efeito, para mostrar que o aumento do financiamento da educação traz muito mais resultados positivos a curto prazo.
  • B próprio, organizados em uma relação de comparação, para mostrar que a educação tem necessidades que exigem investimentos para resultados de curto prazo.
  • C figurado, organizados em uma relação de comparação, para mostrar que os investimentos em educação devem voltar-se para os resultados para além do curto prazo.
  • D próprio, organizados em uma relação de condição, para mostrar que os resultados a longo prazo podem ser muito mais proveitosos à educação do que os de curto prazo.
  • E figurado, organizados em uma relação de explicação, para mostrar que a educação corre risco de não gerar resultados, pois se impediu o aumento de financiamento.

Há uma relação de causa e consequência entre as informações no seguinte trecho do texto:

  • A Cerca de oito em cada dez redes de educação pública de estados e municípios não têm financiamento suficiente para ofertar uma educação de qualidade... (1º parágrafo)
  • B “Estamos falando de um país cuja média de gasto é inferior ao que deveria ser o mínimo.” (3º parágrafo)
  • C A maior diferença entre o que é gasto e o mínimo considerado adequado para uma educação de qualidade está nas creches de período integral em áreas rurais. (4º parágrafo)
  • D “Ter mais recurso na educação interfere nas condições de vida. Têm-se professores que recebem melhor, escolas mais bem equipadas, melhoras na merenda...” (7º parágrafo)
  • E A entidade, que reúne centenas de organizações de educação, é responsável pelo desenvolvimento do Caq. (7º parágrafo)