Prova da Prefeitura Municipal de Cândido de Abreu - Professor - Educação Básica - IBAM (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A busca contínua do equilíbrio está subjacente em todas as interações do organismo e do ambiente, particularmente na cognição. O processo de equilibração gera diferentes estados de equilíbrio correspondentes a cada estágio e refere-se sempre à forma como se coordenam:

  • A absorção e assimilação
  • B assimilação e acomodação
  • C acomodação e arrumação
  • D arrumação e absorção

O Brasil entendeu que era importante a construção de um sistema educacional inclusivo, quando concordou com a Declaração Mundial de Educação para Todos, em Jontien, e com os postulados da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, na Espanha. Este último documento é conhecido como:

  • A Declaração de Guatemala
  • B Lei Mundial de Educação para Todos
  • C Declaração de Salamanca
  • D Lei Europeia da Pessoa Portadora de Deficiência

Vygotsky construiu um conceito referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Este conceito é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros. Este conceito é importante porque possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Além disso, permite ao professor olhar seu educando de outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas. Este conceito é denominado zona de:

  • A arrefecimento pessoal
  • B acesso vicina
  • C evolução adjacente
  • D desenvolvimento proximal

A garantia da indicação de dirigentes, a constituição de conselhos escolares e a formulação, aprovação e implementação do plano de gestão da escola constituem aspectos da:

  • A gestão administrativa
  • B administração pedagógica
  • C gestão organizacional
  • D gestão cultural

Há várias tendências ou propostas didáticopedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Libâneo classificou as tendências pedagógicas em dois grupos e o critério para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Libâneo, são:

  • A liberais e tradicionais
  • B liberais e progressistas
  • C libertadoras e progressistas
  • D tecnicistas e renovadas