Prova da Prefeitura Municipal de Bauru - Professor - Língua Portuguesa - Prefeitura de Bauru - SP (2021) - Questões Comentadas

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Bakhtin (2011) argumenta que “é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto”. Essa posição de Bakhtin é defendida por autores que tratam a língua em seus aspectos discursivos e enunciativos e não em suas peculiaridades formais, a qual concebe a língua como:

  • A padrão e conceitual.
  • B uma combinação de formas puramente linguística.
  • C atividade social, histórica e cognitiva.
  • D conceitual, com normas pré-estabelecidas e padrão.

Segundo Bakhtin (2011), os gêneros discursivos são relativamente estáveis de comunicação e são constituídos por:

  • A gêneros primários e gêneros secundários.
  • B conteúdo temático, construção composicional e estilo.
  • C construção composicional, forma línguística e estilo.
  • D gêneros formais, gêneros informais e gêneros científicos.

Considere as seguintes afirmações: I. Devemos considerar os gêneros discursivos como um meio social de produção e de recepção do discurso. II. As formas de gênero as quais modelamos nossa fala se ampliam e se diferenciam à medida que a própria esfera se desenvolve e fica mais complexa.  III. Os gêneros discursivos organizam nossa fala e escrita, mas não organizam as formas gramaticais e sintáticas. IV. Os gêneros estão disponíveis em nossa cultura e permitem ao falante prever quadros de comunicação com os quais se depara. V. A diversidade dos gêneros deve-se ao fato de estes variarem conforme as circunstâncias, a posição social e o relacionamento pessoal dos interlocutores. VI. Os gêneros são homogêneos e de fácil definição já que são formas absolutamente estáveis de estruturação de um enunciado.
Estão CORRETAS as afirmações: 

  • A I, II, IV e V apenas.
  • B II, IV, V e VI apenas.
  • C II, III, IV e V apenas.
  • D I, II, V e VI apenas.

Leia as afirmações sobre os gêneros textuais abaixo: I. Os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente desvinculados da vida cultural e social e das instâncias discursivas. II. Os gêneros textuais são entidades sociodiscursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa. III. Os gêneros textuais caracterizam-se como eventos discursivos altamente maleáveis, dinâmicos e surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas. IV. Os gêneros textuais são construtos teóricos definidos por propriedades linguísticas intrínsecas e recebem designação teórica por tipo de textos. V. Os gêneros textuais caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais.
Tendo por referência o texto Gêneros textuais: definição e funcionalidade (MARCUSCHI, 2005), assinale a alternativa que contém somente as afirmações CORRETAS:

  • A II, III e IV apenas.
  • B II, III e V apenas.
  • C II e IV apenas.
  • D I, III e V apenas.

ANTUNES (2003) critica as aulas de português na escola que, de modo geral, segundo a autora, estas se dão numa perspectiva nomeadora e classificatória (centrada no reconhecimento das unidades e de suas nomenclaturas). Nessas aulas, prevalece o estudo de frases soltas, descontextualizadas e artificiais, criadas com o fim, apenas, de fazer o aluno reconhecer as unidades gramaticais, suas nomenclaturas e classificações. Para a autora, as aulas de português deveriam ultrapassar o viés estruturalista e ampliar a competência do aluno para o exercício cada vez mais pleno e mais fluente dessas habilidades comunicativas. Assinale a alternativa que apresenta a proposta de Antunes para as aulas de português nas escolas, nas habilidades de falar, ouvir, ler e escrever.

  • A Falar (privilegiar os usos mais informais do discurso oral para não desestimular o aluno proveniente de meios iletrados ou pouco letrados); Ouvir textos da esfera da literatura (para internalização de normas do bem falar e escrever); Ler (privilegiar os textos da esfera literária para dialeticamente com o eixo ouvir internalizar as regras da gramática padrão); Escrever (gêneros secundários que requerem um uso formal da língua; Gramática/análise linguística (ensinar a linguagem padrão como um recurso suficiente ao sucesso da interação verbal).
  • B Falar (espontaneamente em sala de aula como recurso para o desenvolvimento da oralidade); Ouvir (muitos gêneros orais gravados e a oralização da escrita feita pelo professor para compreender os usos dos turnos de fala); Ler (ler e interpretar textos menos complexos/simples para não romper abruptamente com a variante linguística dos alunos); Escrever (prática constante no semanário do professor de língua portuguesa); Gramática/análise linguística (ensinar as variações linguísticas porque as línguas são fatos sociais, situados num tempo e num espaço concretos, com funções definidas e variam o tempo todo).
  • C Falar (privilegiar os usos mais formais do discurso oral para desenvolver no aluno as competências necessárias para uma participação eficiente em eventos de comunicação pública e fazê-lo perceber as diferenças lexicais, sintáticas, discursivas que caracterizam a fala formal e a fala informal); Ouvir (contar histórias; debater, discutir, acerca de temas variados; argumentar (concordando e refutando); emitir opiniões; justificar ou defender opções tomadas; criticar pontos de vista de outros; colher e dar informações etc); Ler (ler e interpretar textos dos diversos gêneros); Escrever (ver toda a atividade de escrita como experiência constante de: Planejamento, Escrita e Reescrita); Gramática/análise linguística (ensinar a linguagem padrão para ser usada, adequadamente, quando a situação comunicativa assim o exigir ).
  • D Falar (alternar entre os usos informais e formais do discurso oral, com predomínio do primeiro, para equilibrar a aprendizagem desses dois usos da língua); Ouvir (diversos gêneros orais produzidos em situação real de comunicação para servir de modelos para novas produções pelos alunos); Ler (ler e interpretar textos da esfera literária, jornalística e publicitária para estimular os alunos à produção de textos criativos); Escrever (textos criativos para surpreender o leitor e prender-lhe a atenção); Gramática/análise linguística (ensinar a linguagem padrão para ser usada como recurso necessário para a produção de todas as espécies de gêneros).